Você sabia que pessoas solitárias apresentam maior tendência a sofrer de doenças físicas e mentais, quando comparadas com quem está envolvido com a família, amigos e projetos sociais?
Um fator preocupante tem sido o envelhecimento, que muitas vezes traz o afastamento do trabalho, perdas de entes queridos da mesma geração, isolamento e como consequência, a solidão. E você, sabe o que fazer para manter uma vida social? Ou simplesmente viver com mais qualidade?
É o que mostraremos neste post por meio de cinco dicas imperdíveis. Junte-se a nós!
Evite o isolamento
O isolamento é um grande inimigo das pessoas, independentemente da fase da vida em que se encontram. É o núcleo de muitas doenças mentais e faz os quadros clínicos piorarem consideravelmente. Por isso, a nossa dica é evitar, ao máximo, o isolamento das pessoas e também das atividades do dia a dia, como por exemplo, ir ao supermercado, à feira, ao parque caminhar, a um café da tarde com amigos, enfim, é preciso sempre se aproximar das pessoas, sejam elas mais íntimas ou novos conhecidos.
Afaste os pensamentos negativos
A solidão é uma espécie de irmã da tristeza. Sabendo disso, evite alimentar pensamentos negativos ou ansiedades desnecessárias, como preocupações com situações que ainda não aconteceram. Viva um dia de cada vez. A orientação é mudar a forma de pensar, lembrando de situações prazerosas, bons momentos, valorizando o que você tem de melhor. Temos vivências e experiências boas e ruins. É preciso escolher qual delas alimentar. Que tal alimentar as boas?
Busque atividades em grupo
Todos os profissionais de saúde mental são convictos em afirmar que a interação social é um ótimo remédio para muitos males. A Clínica Selles desenvolve dois projetos que tocam exatamente neste ponto: o Cine Selles e o grupo Envelhecer. Além de grupos de ajuda mútua, vale a pena você participar ou criar atividades, como dança, ioga, hidroginástica, xadrez, tricô, enfim, faça o que te inspira e estimula. Estar em movimento nos impulsiona a evoluir. Inclusive, no sábado, dia 14 de abril, a partir das 9h, haverá mais um encontro do grupo Envelhecer, abordando justamente o tema Solidão: o que fazer?
Crie hábitos sociais
Seja um cineminha na tarde de sábado, o auxílio na obra da religião de sua escolha ou uma viagem para relaxar a mente com uma grande amiga ou amigo. São distrações excelentes que auxiliam no combate à solidão. Existem muitas opções gratuitas para serem realizadas, como aproveitando as oportunidades de lazer e atividades físicas oferecidas pelo serviço público da sua cidade.
Seja confiante
Para que tudo dê certo, é fundamental você ser confiante em si mesmo. Evite ser muito exigente e veja o lado bom e positivo em tudo o que fizer. Algumas experiências poderão ser boas ou não, sua participação é o mais importante. Assim, certamente a sua vida ficará mais leve e agradável, fazendo com que os dias fluam de uma maneira prazerosa e menos tensos.
E aí, gostou do nosso post? Compartilhe agora mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais!
Comentar →