É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, tratamento e reabilitação dos Transtornos Mentais.
A meta principal é o alívio do sofrimento, o bem-estar psíquico, e o restabelecimento da capacidade do indivíduo em escolher seus caminhos, ou seja, sua liberdade.
Para isso, é necessária uma avaliação completa do ponto de vista biológico, psicológico, e sociológico. Neste processo, a avaliação psiquiátrica envolve a consulta médica, com as suas particularidades, o estudo dos problemas clínicos com exames subsdiários, e avaliações psicológicas específicas. Após o conhecimento da pessoa como um todo, é determinado o tratamento. O tratamento é baseado no indivíduo, no transtorno mental que este apresenta, considerando meio social em que vive. O tratamento consiste em intervenções: pela palavra (psicoterapias), com medicamentos (remédios), e/ou intervenções sociais (orientação).
A psiquiatria moderna busca, além de ajudar as pessoas, romper os preconceitos para com aqueles que sofrem de problemas emocionais. A emoção e a dor psíquica é particular, intransferível. A psiquiatria traz um caminho, um local para que esta dor possa ser compartilhada, entendida e solucionada.
Tratar com o psiquiatra não significa estar no “fundo do poço” dos problemas mentais. Tratar com psiquiatra é ter um médico que escuta esta dor silenciosa.
Os principais Transtornos Mentais:
– Transtornos de Ansiedade: Pânico, fobias, obsessões e ansiedade generalizada.
– Transtornos de ansiedade com somatizações – hipocondrias.
– Transtornos relacionados ao uso de drogas – tabagismo, alcoolismo, maconha e cocaína.
– Transtornos Psicóticos – Esquizofrenias.
– Transtornos do Humor – Depressão e transtorno Bipolar.
– Transtornos Alimentares – bulimia e anorexia.
– Transtornos do Sono – Insônias.
– Transtornos do pós-parto – Depressão Pós-parto.
– Transtornos relacionados a idade – Senilidade e demências.