A vida é costurada por meio do tempo. Com o passar dos anos, as atividades vão se alternando, abrindo espaço ao desconhecido até então. Sabendo-se que a longevidade está aumentando ano a ano em comparação às gerações passadas, os idosos buscam cada vez mais atividades prazerosas, de lazer, culturais, físicas, entre outras, para ocuparem a mente e o corpo.
Diante desta realidade, muita gente na terceira idade já tem o dia ocupado. No entanto, muitos ainda não encontraram seus grupos e estão constantemente buscando algo, seja um curso, um novo aprendizado, um novo interesse.
Pensando em auxiliá-los nessa caminhada, buscamos algumas dicas de atividades existentes em Guaratinguetá que poderão fazer com que seus dias sejam mais estimulantes e prazerosos. Inclusive, fiquem atentos: as inscrições para a Unati, a faculdade da terceira idade da Unesp, estarão abertas do dia 7 a 10 de agosto. Portanto, o momento é agora para garantir a sua vaga.
Fundo Social de Solidariedade
Situado na rua Sargento Baracho, na Vila Paraíba, no antigo clube Literário, o Fundo Social da Prefeitura de Guaratinguetá oferece diversas atividades destinadas aos idosos.
Podemos citar os cursos de coreografia, costura básica, industrial, dança e ritmos, padaria artesanal, pilates no solo (acima de 55 anos), tênis de mesa e voleibol adaptado (acima de 60 anos). Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o que é feito no local, o telefone de contato é (12) 3122-4030.
Além do Fundo Social, existem atividades acontecendo em diversos bairros da cidade. A ginástica dos idosos, por exemplo, pode ser feita na Associação dos Moradores da Cecap, na escola Zezé Figueiredo, na Tamandaré, no Jardim do Vale, São Bento, Campo do Galvão, Figueira, Parque Santa Clara e Engenheiro Neiva.
Universidade Aberta da Terceira Idade – Unati (Unesp)
Oferecendo cursos bem diversificados, de alemão a fotografia, passando por plantas e saúde, italiano, espanhol, língua portuguesa, astronomia, entre muitos outros, a Universidade Aberta da Terceira Idade da Unesp de Guaratinguetá é um excelente local para você aprender e ainda interagir com um grupo bacana de pessoas que não se cansa de evoluir.
Além das aulas e novos aprendizados, acontecem debates, oficinas e momentos de encontros entre os participantes, como no sítio de uma das professoras – Espaço Cultural Benviver, onde são ministradas aulas sobre fitoterapia, constelação sistêmica familiar, terapias alternativas, florais, massagens, sem falar em noites de poesias e conversas filosóficas.
Ou seja, a Unati é uma ótima oportunidade. As aulas começam no dia 21 de agosto e vão até o dia 10 de novembro. É preciso ter mais de 50 anos e apresentar um documento, preencher um formulário, levar duas fotos 3×4 e pagar a taxa anual de R$ 50. Antes do início das aulas, haverá palestras, atividades culturais e momento de confraternização.
Portanto, faça agora mesmo o agendamento da sua inscrição, tendo em vista que o prazo vai do dia 7 a 10 de agosto voltado ao segundo semestre deste ano. Mais informações podem ser obtidas por meio do fone (12) 3123-2756.
Parque Municipal Anthero dos Santos
Localizado na rotatória que vai para o Portal das Colinas, o parque municipal conta com um amplo espaço para caminhada, além de equipamentos para exercícios direcionados aos idosos.
Vale lembrar que é sempre importante contar com um acompanhamento de um educador físico no momento de realizar suas atividades. Há quiosques para piqueniques, lago para reflexão e brinquedos para entreter os netos. Além das nossas dicas, busque sempre reunir amigos e amigas para ocupar de maneira produtiva o tempo. Afinal, nunca é tarde para começar!
E no dia 12 de agosto, o segundo sábado do mês, a Clínica Selles retorna com o grupo de apoio Envelhecer, debatendo o tema “cuidando dos cuidadores”. O encontro começa às 9h e vai até às 11h. Venha você também prestigiar!
Gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a participar das atividades voltadas aos idosos em Guaratinguetá!
Comentar →