A neurologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças que acometem o nosso sistema nervoso.

Os principais sintomas que levam uma pessoa a procurar um neurologista são: dores de cabeça, desequilíbrio (tonturas e vertigens), convulsões (desmaios), quedas frequentes, dificuldades de andar, alterações sensoriais (falta de sensibilidade, “queimação”, e “formigamentos”), dificuldades de memória, da linguagem, de movimentos, do sono e da consciência.

As principais doenças tratadas pela neurologia são:
Cefaléias.
Epilepsia.
Infecções do sistema nervoso central.
Doenças cérebro vasculares (“Derrames”).
Doenças degenerativas do sistema nervoso (Demencias).
Doenças metabólicas do sistema nervoso.
Doenças carenciais ou tóxicas ao sistema nervoso.
Doenças dos músculos e dos nervos periféricos.
Distúrbios de movimento (tics).
Distúrbios do sono.
Traumatismo do sistema nervoso.
Tumores cerebrais e na medula espinhal.
Malformação no sistema nervoso.
Distúrbios de desenvolvimento e aquisição infantis.

O neurologista analisa tais sintomas através da história, exame clínico e exames complementares*.
E após o diagnóstico orienta e indica o tratamento, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Exames complementares:
– Exames de imagem: Ressonância Nuclear Magnética, tomografia do crânio, angiografia, radiografias convencionais, exame com radioisótopos (medicina nuclear)

– Exames Neurofisiológicos: Eletroencefalograma, Polissonografica (sono) Eletroneuromiografia, Potenciais Evocados, Teste de Inclinação Passiva, Exame otoneurologico, audiometria, e outros

– Exames Laboratoriais : Dosagem de vitaminas, hormônios, pesquisa de anticorpos, sorologia e exame do Liquido cefaloraquidiano

– Teste Neuropsicológico