• No mês das crianças, conheça os principais benefícios das brincadeiras

    Conjugar o verbo brincar pode passar longe das possibilidades de muitas crianças, mas vivenciá-lo é com elas mesmo. Nesta semana em homenagem aos pequeninos, nada melhor do que mostrarmos alguns dos muitos benefícios que as brincadeiras trazem no desenvolvimento das crianças, de novas possibilidades de enxergar o mundo à valorização das relações sociais.

    E você, já parou para pensar no quanto o estímulo (ao ato) de brincar pode ser um grande diferencial na vida dos seus filhos ou netos? É o que vamos mostrar neste post. Venha conosco!

    Brincadeiras para o dia 12 de outubro, dia das crianças.

    Novas habilidades e competências

    Deixando os jogos eletrônicos de lado, as brincadeiras em parques, estimulando a criatividade por meio de desenhos, atividades em grupo ou com materiais de madeira, ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico, no senso de organização, trabalho em equipe e, claro, no estímulo a se tornarem adultos mais completos.

    Pais, avós e irmãos que apoiam o ato de brincar contribuem para que as crianças fiquem mais preparadas para enfrentar os desafios da vida no futuro.

    Quando brincam de pega-pega, esconde-esconde, pulando cordas, criando mundos imaginários nas casas de bonecas ou vibrando com aquele gol no futebol, elas já começam a criar gosto pelas atividades físicas, podendo levar este hábito saudável para o resto da vida. Jogos e brincadeiras que trazem muitos outros valores, como veremos a seguir.

    Aprendendo com as brincadeiras

    Quando as crianças estão envolvidas em brincadeiras (jogos), podemos afirmar que muito além do teste de novas habilidades, elas estão aprendendo regras, como o valor do ganhar e perder, sendo um excelente termômetro emocional já nos primeiros anos de vida.

    Ao brincar em grupo, o espírito de liderança, cooperação, competição e obediência ficam bem evidentes. Como as marcas ficam registradas no desenvolvimento da personalidade dos pequeninos, por isso é fundamental os adultos estimularem a prática das brincadeiras assim como participarem ativamente dos momentos lúdicos.

    Afinal, combater rotinas que impedem muitas crianças de brincar junto com amigos da mesma idade é uma dica que deve ser levada em consideração pelos adultos. Isso porque a família tem um papel relevante na formação do futuro adulto e precisa se conscientizar disso. De que maneira? Começando a sair da zona de conforto!

    Importância das brincadeiras para as crianças

    Seja amigo do seu filho

    Quanto mais perto a família estiver no desenvolvimento da criança, melhor será o desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental, físico e mental das crianças.

    Para isso, caso sua vida esteja repleta de ocupações que impedem uma presença com qualidade ao lado dos filhos, repense e faça uma análise para observar se suas atitudes estão realmente sendo comprometedoras com o futuro das crianças que integram a sua família.

    Uma dica importante é ser amigo dos filhos. Brinque com eles, conte histórias, ajude a criar mundos paralelos que estimulem a imaginação e a criatividade, e, principalmente, participe das fases de crescimento.

    Ao escolher brinquedos, opte pelos que saem da mecanicidade da modernidade ou que valorizem o sedentarismo. Muitas vezes, produtos mais baratos conquistam o gosto das crianças de uma maneira muito maior do que o objeto da moda. Lembrem que na maioria das vezes a criança brinca mais com a caixa ou papel do presente. E nada melhor do que o calor humano para mostrar que a vida foi feita para ser vivida!

    E você, tem brincado com suas crianças? Vamos brincar?

    Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros artigos bem interessantes!


    Sete dicas para envelhecer com saúde e qualidade de vida

    Como andam suas relações humanas?

    Comentar →

Comentar

Cancel reply