• A importância do aprendizado infantil com qualidade

    Sendo uma das principais etapas no desenvolvimento da estrutura cerebral da criança, o ensino infantil deve ser uma prioridade para combater a má qualidade educacional no Brasil.

    Afinal, é nessa fase que as habilidades evoluem no processo de aprendizagem. Portanto, a ausência de um ensino de qualidade nos primeiros anos de vida ocasiona um enorme problema social, com impactos na economia e em vários setores da sociedade.

    Por isso, buscar uma educação infantil com qualidade é primordial na formação de cidadãos mais conscientes e éticos. E você, sabe a importância do ensino nos primeiros anos de vida de uma criança? Eis o que abordaremos neste post!

    9dde44_a6242fee3b7b434f94949dac616ed7ff

    A importância do ensino infantil

    Do desenvolvimento da autonomia, passando pelas habilidades motoras, chegando ao relacionamento social e também afetivo, o ensino infantil é um dos principais estímulos para o futuro aprendizado de uma criança.

    Como os primeiros anos de vida são importantíssimos na formação do adulto de amanhã, é preciso destinar um ambiente propício às atividades lúdicas, ao convívio saudável, alimentação de qualidade, brinquedos didáticos e interação com o meio ambiente.

    Mais importante do que aprender novas línguas ou aprender logo a soletrar o alfabeto, é preciso deixar a criança fazer o que é de sua natureza: brincar! Dessa maneira, ela descobrirá por si mesma a linguagem oral, a escrita e até mesmo a matemática.

    Os primeiros anos de estudo são primordiais para a criança, tudo indica que crianças que passam pela experiência da escola infantil têm uma maior probabilidade de continuar na jornada escolar, recebendo boas orientações e influências de educadores compromissados com uma sociedade mais justa e alicerçada em bons conceitos morais.

    Crianças-Escola

    Como deve ser um ensino infantil de qualidade

    Desenvolver as qualidades de cada criança é sinônimo de troca de experiências. As salas de aulas precisam ser acolhedoras e aconchegantes, proporcionando segurança e conforto. As atividades devem exercitar os sentidos, a fantasia e a vontade, de maneira saudável e natural, contribuindo com a formação integral do aluno. Como? Através de desenhos, brincadeiras em grupo, contação de histórias, trabalhos manuais, modelagem, enfim, a escola precisa motivar a interação social, deixando com que as crianças demonstrem suas características psíquicas e afetivas.

    Brincar no pátio, pular cordas, ir no escorregador, na cadeira de balanço, entre outras atividades, ajuda a desenvolver o equilíbrio e também o movimento, trabalhando a coordenação motora. A sala de aula, é o lugar onde a criança expressa livremente a sua imaginação, imitação e criatividade. Brinquedos artesanais são indicados assim como contos de fadas, que trazem harmonia interior.

    Outro ponto interessante é observar se a escola oferece uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes no cardápio. Seguindo todas essas diretrizes, certamente o ensino infantil terá mais qualidade, formando cidadãos éticos, com valores bem alicerçados e, principalmente, compromissados com um mundo melhor!

    Incentivar a educação infantil é sinônimo de um mundo melhor, que tal agora ler outro artigo sobre ações que fazem a diferença na construção de uma realidade mais ética e solidária?


    Clique aqui e visite também nossa página no Facebook!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply