• Será que estamos contribuindo para a melhoria do mundo?

    Se o mundo é aquilo que somos, como anda você e o seu mundo? Apesar de inúmeras pessoas criticarem os governantes, apoiar o combate ao aquecimento global ou postar fotos em defesa dos animais nas redes sociais, muitas vezes o discurso fica distante da prática.

    Afinal, o pensamento pode até ser global, mas as ações começam em um local. Dentro de casa, em sua cidade, no seu trabalho, na sua família, enfim, no seu campo de atuação diário.

    Para você refletir se está contribuindo para a melhoria do mundo, listamos seis atitudes que deveriam acontecer rotineiramente na vida de quem se diz cidadão do mundo. Quer conhecê-las? Então não pare de ler este post!

    Cuide do seu lixo
    Um problema crítico na maior parte das cidades é o acúmulo de lixo, sem falar no descarte descompromissado de plásticos, resíduos tóxicos, da construção civil, enfim, é preciso separar os materiais recicláveis dos orgânicos, mesmo se não houver uma coleta seletiva em sua cidade.

    Utilize lixeiras diferenciadas dentro da sua casa e contribua com cooperativas que atuam neste setor. Além disso, evitar o desperdício de alimentos é fundamental para quem investe na melhoria do mundo.

    Afinal, você sabia que cerca de 1/3 dos alimentos produzidos anualmente no mundo acabam no fundo do lixo? E este número exorbitante começa com aquele restinho de comida que fica no prato. Por isso, repense suas atitudes e comece a mudança já!

    plant-a-tree-from-israel

    Plante árvores
    Plantar árvores é uma iniciativa que contribui em vários aspectos com sua cidade. Além de melhorar a qualidade do ar, atrai mais pássaros e ainda ameniza os efeitos do calor, sem falar na beleza que reserva aos nossos olhares.

    O ideal não é apenas plantar uma árvore, mas várias ao longo da sua vida. Inclusive, explore as frutíferas e ajude a recuperar áreas degradadas ou onde o verde ainda não é uma unanimidade.

    Evite o consumismo exacerbado  
    Comprar, comprar e comprar. A premissa do capitalismo pode reservar um futuro nem tão desejado para muitos de nós. Lembre-se: o consumismo desenfreado é um vilão contra o meio ambiente.

    Um exemplo é a fabricação da calça jeans, que necessita de 15 mil litros de água por peça, fora outras matérias-primas oriundas da natureza.

    Como os impactos ambientais são inevitáveis, pense bem quando for adquirir algo novo. Veja a real necessidade e faça de tudo para doar o que não usa mais, evitando o que pode até mesmo se transformar em uma enfermidade: o acúmulo de bens.

    A economia também vale para a energia e água. Afinal, elas podem se esgotar por conta da degradação ambiental.

    Vote consciente e acompanhe os seus representantes
    Apesar do nível da política piorar a cada ano, é preciso agir para que futuramente aconteça uma reviravolta no cenário mais poluído do planeta.

    Como vivemos em um sistema democrático, escolha pessoas que sejam idôneas, bem-intencionadas e não esqueça de atualizar e fiscalizar suas escolhas e cobrá-las.

    Com a Internet, é possível acompanhar os trabalhos, verificar os projetos de lei e ainda ter um canal de diálogo para elogios e críticas. E não tem para onde fugir: somente com uma fiscalização mais eficaz haverá uma melhora no nível dos nossos políticos!

    Boy and girl with dog lay on grass

    Cuide das pessoas e dos animais
    Boas ações são essenciais para um convívio saudável. E o melhor: voltam positivamente a quem as pratica, de alguma forma.

    Com isso em mente, ajude quem já tem mais tempo de vida, pode ser na rua, na família, agindo sempre com gentileza e amor nas ações.

    Fazer o bem também deve ser uma prática no trato com os animais, muitos indefesos e sem a devida racionalidade para sobreviverem sozinhos.  Tenha boas intenções!

    Opte por sistemas de transporte coletivo
    A utilização de meios de transporte coletivo, como ônibus, caronas, bicicletas, metrôs, entre outros, contribui para reduzir os efeitos da emissão de gases poluentes no ar.

    E ainda ameniza um problema que já virou crítico nas grandes cidades: os congestionamentos nas vias urbanas.  Usando a bicicleta, como em municípios menores, você ainda previne muitas doenças, unindo o útil ao agradável!

    E você, vem agindo para a melhoria do mundo? O espírito de colaboração também faz parte! Portanto, que tal compartilhar este artigo com seus amigos e familiares nas redes sociais? Dissemine conteúdos de qualidade!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply