• Qual a relevância dos contos de fadas na infância?

    Além de estreitar os laços familiares, de estimular o gosto pela leitura, os contos de fadas são essenciais na infância por um motivo de extrema importância: o desenvolvimento da imaginação.

    Os enredos falam de sentimentos comuns a todos nós, como ódio, inveja, ciúme, frustração, alegria, superação, ambição, entre outros, a fantasia acaba funcionando como um elo de envolvimento emocional da criança, que muitas vezes se identifica psiquicamente com os problemas e soluções vivenciados pelos personagens.

    Dessa maneira, é comum as crianças ficarem mais sensíveis quando se deparam com histórias emocionantes e recheadas de fantasias, como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela, Os três porquinhos, João e Maria, Branca de Neve e os sete anões, etc.

    Afinal, o faz de conta acaba abrindo espaço às próprias emoções das crianças, sendo uma espécie de guia psíquico, como diz o autor Bruno Bettelheim, no livro “A psicanálise dos contos de fadas”:

    Só partindo para o mundo é que o herói dos contos de fada (a criança) pode se encontrar; e fazendo-o, encontrará também o outro com quem será capaz de viver feliz para sempre; isto é, sem nunca mais ter de experimentar a ansiedade de separação. O conto de fadas é orientado para o futuro e guia a criança – em termos que ela pode entender tanto na sua mente inconsciente quanto consciente – ao abandonar seus desejos de dependência infantil e conseguir uma existência mais satisfatoriamente independente”, reflete o autor.

     why-fairy-tales-are-good-for-kids-big-bad-wolf-all-mainphoto-jpg

    O herói: a busca pela independência

    Como geralmente o que salva o herói é o amadurecimento, existe uma mensagem subliminar de que precisamos de nossos pais, mas para crescer, temos que nos libertar da dependência deles.

    A psicanálise revela que ao identificar-se com os heróis, a criança busca superar seus medos e desejos de segurança e proteção. Dessa maneira, segue sua caminhada rumo ao equilíbrio emocional.

    Fora isso, os contos de fadas possuem estórias instigantes, fatos que despertam a criatividade das crianças, estimulando o lado lúdico por meio dos enredos e diálogos. Estimulando a percepção e intuição.

    Dessa maneira, os contos de fadas fazem com que o imaginário muitas vezes tenha uma ligação com a fantasia, transportando para a vida real um sentido mais amplo, flexível e menos mecânico, sem falar no desenvolvimento intelectual.

    Ou seja, certamente as crianças que recebem estímulos por meio dos contos de fadas terão um senso de humanidade apurado, olhares mais analíticos, além de conhecimento e confiança em si mesmas.

    Existe ainda a identificação com a coragem, a sabedoria e até mesmo as fragilidades dos heróis, promovendo o enriquecimento do crescimento interior da criança, ou seja, agregando alternativas para lidar com as futuras adversidades da vida.

    Estimulem seus filhos, netos, bisnetos a sempre ter a boa companhia de uma estória. Afinal, as palavras são excelentes meios de estímulos não só para a imaginação como para toda a psique humana!

    Após desfrutar deste artigo, que tal ler outro artigo sobre os benefícios das brincadeiras para as crianças? Explore nossos conteúdos!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply