Quem tem motivação nem se preocupa com o tema, pois frequentemente consegue manter uma boa rotina, com organização do tempo e cumprimento das tarefas.
São pessoas que valorizam os minutos e aproveitam todas as oportunidades que surgem na vida. No entanto, existem pessoas que têm dificuldades para colocar a motivação em prática. Com isso, acabam enfrentando sérios problemas tanto no aspecto profissional quanto pessoal.
Mas, como tudo pode ser modificado por meio de novas atitudes, é possível melhorar sua vida através de pequenos hábitos. Por isso, este post traz seis dicas que certamente ajudarão você a viver com mais entusiasmo e determinação. Vamos a elas!
1. Faça uma lista de desejos
Uma maneira bem simples de manter a motivação em alta é criar uma lista de desejos. Coloque-a em um local bem visível, como na porta do seu armário ou em sua mesa de trabalho. Trata-se de uma forma de estabelecer metas para realizar seus sonhos, independentemente da quantidade deles. Liste dos mais simples aos mais ousados, sempre estabelecendo um cronograma para transformá-los em realidade.
2. Mantenha uma alimentação equilibrada
O que comemos (ou deixamos de comer!) está nitidamente ligado ao estado de humor, influenciando diretamente na sua disposição no dia a dia. Busque equilibrar a sua alimentação com carboidratos, proteínas, saladas, frutas, sucos, sempre priorizando produtos de qualidade e boa procedência. Evite o consumo excessivo de açúcar assim como de sal e movimente o corpo para queimar o que for ingerido. Beba muita água ao longo do dia e não fique muito tempo sem comer. A disciplina pode ser uma excelente aliada na conquista da motivação.
Evite consumir álcool em excesso, pois os efeitos depressivos nos dias seguintes de uma bebedeira podem atrapalhar em seu estado de humor, com impactos negativos na disposição.
3. Invista em você
Reservar tempo para a participação em um curso ou para alguma atividade que não esteja ligada a rotina ajuda na conquista da motivação. Muitas vezes, manter a mente tranquila em algo meditativo também é uma boa dica. Valorize o seu tempo e faça de tudo para não ser atropelado pelo excesso de atividades.
4. Faça o que gosta
A continuidade na prática de uma atividade física, por exemplo, só vai se prolongar em sua vida se a escolha do esporte estiver sintonizada com a sua preferência. O mesmo vale para um hobby. Busque sempre fazer o que gosta, mesmo que isso não seja possível em todas as ocasiões, mas quando for possível, acerte no alvo.
5. Tenha foco
O foco para realizar o que almeja é importantíssimo. Afinal, ele é a viga-mestra para que tudo aconteça. Não se disperse ao longo da jornada e eleve o ânimo em tudo que for necessário fazer. O foco ajuda na conquista dos objetivos. Que tal um presente ao conquistar uma meta? Após cada conquista, mesmo que ela seja pequena você merece um presente como forma de recompensa pelos esforços. Acredite: isso pode aumentar sua motivação para escaladas maiores.
6. Respeite seus limites
O excesso de cobranças internas é um ponto difícil. Negativo quando se transforma em frustração, uma grande inimiga da motivação. Respeite seus limites e tenha consciência de que os esforços trarão resultados em curto, médio ou longo prazo. Portanto, não se cobre demasiadamente! E você, sente-se motivado no seu dia a dia? Que tal aprender como o estado de humor pode influenciar em sua saúde mental lendo outro artigo do nosso blog?
Comentar →