• Aprenda como o mau humor e a gentileza influenciam sua saúde mental

    Eles estão sempre reclamando, possuem ideias negativas e se irritam por minúsculos motivos. Sorrir? Eis um desafio para quem convive com o mau humor. E nem precisamos muitas vezes ouvi-los para identificar este tipo de comportamento: afinal suas expressões faciais já revelam um universo intocável.

    No entanto, diante da diversidade de pessoas, há quem conviva diariamente em uma realidade totalmente oposta: com espírito colaborativo, agindo de maneira leve e sempre agradecendo pelas pequenas conquistas e até mesmo não se deixando levar pelas quedas. E, consequentemente, são gentis e expandem gentileza.

    Mas, você deve estar se perguntando: que ligação há entre ranzinzas e gentis? Bem, nenhuma! Entretanto, são comportamentos que influenciam de diferentes formas nossa saúde mental, como mostraremos neste post! Venha com a gente e aprenda mais!

    Mau humor X saúde mental  

    É como matemática: pessoas que têm mau humor estão muito mais propensas a desenvolver doenças mentais em relação a quem vive de forma mais tranquila.

    Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 180 milhões de cidadãos sofrem de algum distúrbio psicológico em razão dos transtornos do humor no mundo, conhecidos também como distimia.

    E o perfil dessas pessoas é pesado: são vítimas da irritabilidade, da depressão, possuem dificuldade para dormir, se isolam socialmente falando, são presas fáceis ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, além da falta de estímulo para viver serenamente.

    Ou seja, dificilmente relaxam, principalmente em razão do constante mau humor e preocupações. Mas, de onde vem isto? Para a OMS, 10% dos casos são em circunstâncias de fatos ocorridos na vida, 50% genéticos e 40% causados por atividades intencionais, ou seja, o mau humor vai se cristalizando de tal maneira que acaba se transformando em uma rotina.

    Pessoas críticas além da média, com baixa autoestima ou de difícil relacionamento acabam tendo uma grande tendência para entrarem neste rol. E, infelizmente, vivem menos ou com uma carga bem mais pesada em relação a quem deixou o cinzento inverno de lado para permanecer a florida primavera, como veremos a seguir.

    image

    Gentileza X qualidade de vida

    Você já deve ter ouvido falar que gentileza gera gentileza, não é mesmo? No entanto, quem mantém o sorriso no rosto e uma motivação para viver os dias produtivamente acaba indo bem além, com resultados cientificamente comprovados em prol da saúde.

    Boas atitudes no trânsito, no trabalho, na escola, na família, no comércio ou em qualquer lugar, acabam estimulando o sistema nervoso central, liberando hormônios do bem-estar, como dopamina e endorfina. São os mesmos liberados quando fazemos algum tipo de atividade física.

    Ocorre inevitavelmente uma busca constante por melhorias, deixando de lado a paralisia característica de quem é parceiro do mau-humor.

    Pessoas gentis contagiam quem está ao redor e transformam ambientes: marcam presença e fazem a diferença nos momentos, sendo sempre lembradas e admiradas.

    Como os sentimentos ficam mais aflorados, os laços familiares são fortalecidos, ou seja, dificilmente ficarão sozinhas ou abandonadas.

    Além disso, levam a vida com mais fé, pensamentos positivos e, frequentemente, são adeptas da prática de exercícios físicos, sem falar na busca constante por alimentos mais saudáveis e vivências em grupo.

    Dessa forma, o coração, o cérebro e o organismo como um todo agradecem em razão do cuidado especial direcionado na forma de amor-próprio.

    Com uma alimentação mais balanceada e consumo menor de medicamentos, quem é amigo do bom humor evita algumas doenças mentais, tem uma mobilidade melhor e, principalmente, demonstra um espírito de independência.

    Afinal, gentileza não gera somente gentileza, mas também qualidade de vida e saúde em frascos de boas atitudes!

    Depois de ler este artigo sobre mau-humor e gentileza, que tal curtir a nossa página no Facebook? Acompanhe nossas postagens e receba sempre informações de qualidade!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply