• É possível ter motivação para superar uma doença?

Doença e motivação são situações bem distintas. No entanto, o organismo responde muito bem quando um paciente é otimista, esforçado, disciplinado e compromissado em superar os sintomas, independente da enfermidade.

Como ter motivação para superar uma doença? Para respondermos a esta pergunta, vamos começar explicando sobre as fases que atingem a mente de uma pessoa quando a presença de uma doença é real, principalmente as crônicas:

Fases de uma doença

Ao receber um diagnóstico sobre determinada enfermidade, muitos seres humanos negam a situação. Trata-se de um mecanismo de defesa.

Em seguida a raiva entra em cena, com afirmações bem negativas e pouco estimulantes para fazer o que tem que ser feito, mesmo que sejam orientações médicas.

Após este momento, a negociação entra em cena. É quando o paciente busca diferentes tipos de diagnósticos, curas mirabolantes ou até mesmo se apega em rituais como método de tratamento.

motivacao-x-doenca

No momento em que ele percebe que as barganhas não estão dando certo, chega a depressão. A realidade entra em cena. Na sequência vem a fase mais propícia para um devido combate ao mal: a aceitação.

Somente quando um paciente aceita a sua condição é possível criar movimentos propícios para vencer uma doença, reforçando sua dignidade durante o processo de tratamento, mesmo que ela seja incurável.

São fases que se repetem não somente com as doenças, mas também em mudanças no estilo de vida. É nesta hora que a motivação entra em cena.

Motivação X Doença

A motivação é a válvula propulsora para a construção de atitudes que serão verdadeiras lanças contra os sintomas de uma doença.

É preciso movimentar a mente para conhecer determinada enfermidade e as estratégias para enfrentá-la. Visitar profissionais, acreditar nos diagnósticos e realizar os tratamentos de maneira muito disciplinada exige motivação.

Afinal, é preciso abrir mão de muitos prazeres, como um diabético que terá que controlar a alimentação ou um alcoólatra que deverá se manter distante do primeiro gole: cada doença exige cuidados especiais.

Onde encontrar força na luta diária? Na motivação interna de cada um. Muitas vezes, a família é uma grande motivadora.

É preciso experimentar e vivenciar tudo que esteja próximo ou passe por você. A motivação pode estar nesse movimento. Por exemplo, assistir uma cena engraçada. Sabia que o riso é um grande aliado no tratamento de doenças crônicas?

Muitos estudos revelaram que dar boas gargalhadas ajuda a reduzir o hormônio do estresse, o cortisol, que leva a um número de problemas crônicos de saúde, como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares, portanto rir é um excelente meio que auxilia no combate a enfermidades. Além disso, a busca de autoconhecimento pode ser um aliado para encontrar a felicidade.

A participação em grupos de pessoas que enfrentam a mesma doença também exige motivação. É preciso sair do conforto de casa, ouvir os depoimentos, praticar o que for sugerido, enfim, não haverá evolução sem movimento.

Você pode se questionar: Como ter motivação, sorrir, ter esperança se estou doente? É aí que entra a força que descobrimos ao compartilhar um sofrimento com outras pessoas. Familiares e amigos nos ajudam na manutenção desse movimento constante. É importante não se sentir sozinho.

Quer sempre ler artigos interessantes? Então curta a nossa página no Facebook e fique sempre bem informado!