• Tolerância no trânsito, é possível?

    Motorista que não deu a mínima para a faixa de pedestres? Banho ao passar do lado de uma poça d’água? Quem nunca experimentou? Motoristas em ação: gritos, palavras de baixo calão, agressões físicas, desrespeito ao ser humano e à legislação são rotina.

    Motorista nervoso

    Diante de um trânsito cada vez mais caótico, uma pergunta necessita ser feita: é possível praticar a tolerância neste mundo de “agressividade automobilística”?

    Pois é exatamente para responder a esta questão que elaboramos este post! Venha com a gente que vamos falar da possibilidade de um trânsito mais agradável!

    Descubra os benefícios ao praticar a tolerância no trânsito  

    Vivemos em uma realidade marcada por constantes pressões. Seja no trabalho, na família, no lazer, no dia a dia, enfim, viver em grupos urbanos faz com que enfrentemos filas nos bancos, no supermercado, na padaria, na entrada da balada, no banheiro do parque, na entrada da escola, etc. Alguém pensou em paciência para essa convivência?

    Se saímos, muitas vezes de casa pilhados, imagine o que vai acontecer se logo no primeiro semáforo nos irritarmos com um motorista que acabou de tirar a CNH? O dia certamente não será bom. Além disso, vamos lembrar daquela história do nível de estresse – quando ele aumenta pode causar muitas doenças psíquicas ou reforçar maus hábitos, como o tabagismo ou o consumo em excesso do álcool.

    Portanto, para viver melhor, não basta apenas praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada. É preciso vivenciar a tolerância, principalmente no trânsito, onde os nervos geralmente estão à flor da pele.

    motorista-feliz

    Dessa maneira, certamente sua vida fluirá em um ritmo bem mais tranquilo, abrindo espaço na mente para novas ideias e contribuindo para seu bem-estar.

    Veja como evitar a intolerância    

    Cada motorista traz características muito ligadas com sua personalidade. Existem os agressivos, o professor, o intimidador, o sabichão, o competidor, ou seja, nesta estrada de inúmeras opções vale a pena escolher o paciente.

    Afinal, ficar gritando para um carro andar mais rápido ou para abrir espaço em uma ultrapassagem não vai resolver a situação. Buzinar demasiadamente pode fazer com que o condutor a sua frente dificulte ainda mais a sua vida.

    motorista-enfurecido

    Aliás, quem provoca os outros e quer resolver situações de conflitos na lei do mais forte enfrenta muitas vezes perdas judiciais, tendo prejuízos incalculáveis. Infelizmente, há ainda os dados alarmantes de pessoas que morrem em discussões no trânsito em razão de ferimentos por armas de fogo.

    Por isso, para evitar constrangimentos e mais dores de cabeça, busque sempre o diálogo, o bom senso e o entendimento das particularidades de cada um. Quanto mais tolerante você for no trânsito, menos tensão terá na sua vida.

    Afinal, será que um minutinho de espera para que um pedestre atravesse a rua influenciará na rotina do seu dia? Ou fazer o carro voar quando é preciso aguardar quem está na sua frente em um congestionamento? Ou seja, a flexibilidade é uma palavra que deve sempre andar dentro do seu carro.

    Uma boa dica é aproveitar para escutar uma boa música, pensar, ou conversar, faça da tecnologia uma aliada nos momentos de tensão. O importante é resgatar o sentido humano perdido em um mundo contraditório, caótico e perturbador como propõe Julio Cortazar em “A autoestrada do sul”, primeiro conto do livro Todos os Fogos o Fogo (1966).

    E aí, gostou do nosso post? Curta agora mesmo a nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos incríveis!

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply