• O apoio dos pais é fundamental para os filhos na escolha da profissão

    Que criança nunca ouviu a frase: o que você quer ser quando crescer? Diante de tantas possibilidades, muitas sonham em vestir a roupa de bombeiro, o jaleco de médico, o capacete dos engenheiros, as sapatilhas das bailarinas ou as chuteiras dos jogadores de futebol.

    No entanto, como a distância entre o sonho e a realidade as vezes é longa, existem milhares de pais que limitam os reais desejos dos pequeninos, influenciando nas escolhas por conta de inúmeras preocupações, sejam elas  financeiras ou  culturais.

    Mas, ao contrário de décadas passadas, o mundo atual está recheado de novas profissões e até mesmo de modos diferentes de viver a vida, ou seja, aquele padrão de vestibular + profissão + emprego + casamento + casa própria = família bem sucedida pode estar com os dias contados. Afinal, existem novas formas de ganhar dinheiro e até mesmo de estabelecer laços afetivos com diferentes padrões.

    Dessa forma, diante de novas mudanças e construção de uma realidade mais solidária e colaborativa, é preciso ouvir e incentivar os projetos idealizados pelas crianças. Afinal, elas podem ser a razão do amanhã. É o que abordaremos no post de hoje!

    pais-que-apoiam-os-filhos

    Por que ouvir as crianças?  

    Primeiramente, ouvir quais são os sonhos das crianças é o primeiro passo para revelar como anda sua interação pai-filho. Quanto mais proximidade diálogo e troca de experiências, maior a possibilidade de conhecer os sonhos, aspirações e habilidades da criança no dia a dia.

    Ao incentivar o sonho das crianças estaremos contribuindo para seu desenvolvimento, além de trazer à tona os talentos pessoais, que muitas vezes passam despercebidos pelos pais, ocasionando um distanciamento nada saudável com os filhos.

    A intervenção positiva, através de um apoio incondicional, se faz muito necessária. Pais que desacreditam nos sonhos de seus filhos, como na futura profissão ou meio de vida, podem desencadear discussões, isolamento e maior distanciamento afetivo.

    voce-sabe-brincar-com-seus-filhos-2

    Parceria é fundamental

    Diante dos sonhos descritos por seus filhos, independentemente do que ele ou ela queiram ser quando crescer, busque estar presente oferecendo apoio principalmente em carreiras mais competitivas, como as esportivas ou artísticas.

    Pais que buscam a felicidade dos filhos também apontam os possíveis riscos que uma determinada escolha pode trazer, sempre ouvindo os principais desejos da criança. O aconselhamento se faz muito necessário e deve ser uma premissa para evitar possíveis fracassos ou até mesmo frustrações caso as metas não sejam alcançadas.

    E, por fim, esteja sempre ao lado dos seus filhos, inclusive mostrando as regras existentes no convívio social e também que vigoram nos ambientes profissionais. Conhecer não só os desejos, mas também o temperamento da criança é outra dica importante no convívio saudável entre pais e filhos.

    Sonhos só se transformam em realidade quando são vivenciados em conjunto. E você, tem incentivado os sonhos das crianças que convivem ao seu redor?

    Parafraseando Saint-Exupery, “O problema não é crescer, é esquecer”, ou seja, deixar nossos sonhos e imaginação de lado para se tornar um adulto. Todos nós precisamos de imaginação e sonhos.

    Confiram o filme que trata sobre o tema abordado no texto: https://www.youtube.com/watch?v=7WoO-luLshk


    Acesse também:

    Qual a relevância dos contos de fadas na infância?

    Saiba como lidar com os conflitos do seu filho adolescente

    Comentar →

Comentar

Cancel reply