• Novembro azul: prevenção é a chave

Ao contrário das mulheres, centenas de milhares de homens ainda têm um estigma em relação aos exames preventivos. E, quando o assunto é o toque retal, um dos meios de desvendar se existe ou não o crescimento de um tumor na próstata, aí o assunto entra de vez no campo das piadas.

Entretanto, o tema é muito sério e necessita de ampla conscientização. Afinal, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura do câncer de próstata.

Com o objetivo de quebrar de vez muitos mitos que existem em torno do exame necessário nos homens com mais de 50 anos, vamos mostrar neste post como a ida a um urologista pode ajudar imensamente na sua qualidade de vida.

Afinal, não é a toa que novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. Sabe o motivo?

É porque as doenças que mais matam poderiam ser evitadas! Portanto, meu caro, foque em sua saúde, como diz o slogan da campanha do novembro azul de 2016: “De novembro a novembro azul – movimento permanente pela saúde integral do homem”.

prostate-cancer

Prevenção é a chave

Muito antes do que o momento indicado para realizar o exame do toque retal, os pais devem incentivar os filhos a sempre investirem na prevenção de qualquer tipo de doença.

Por isso, os cuidados com a saúde devem começar cedo. Conversar sobre temas relacionados a saúde ou os mais delicados, como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), são imprescindíveis.

E, tratando-se do câncer de próstata, saiba que não é apenas o toque retal que pode diagnosticar um possível tumor. Um simples exame de sangue chamado dosagem do PSA (uma proteína específica produzida pelas células da próstata) já identifica prováveis alterações.

Caso você seja de raça negra, grupo com maiores incidências da doença, ou que tenha casos na família, o exame preventivo deve acontecer a partir dos 45 anos.

Como o câncer não escolhe condições sociais, financeiras ou culturais, a chave é a prevenção.

Graças ao PSA, o ator norte-americano Ben Stiller, aos 50 anos, soube do diagnóstico positivo de câncer de próstata. E agora ele dissemina a informação sobre a importância da prevenção, já que este tipo de doença cresce no organismo de maneira silenciosa, como mostraremos a seguir:

o-man-doctor-facebook

Uma doença quase sem sintomas

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena o líquido seminal. A maioria dos casos de câncer no órgão cresce de maneira silenciosa e lenta, e o pior: sem sintomas.

Em estágios avançados, os tumores podem prejudicar na saída da urina, com a sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.

Quando chegam as dores nas costas em razão de metástases, a doença já atingiu um nível de gravidade, podendo inclusive levar à morte.

Por isso, nada melhor do que buscar os exames preventivos para você viver mais e com qualidade.

O tratamento

Caso seja identificado o câncer, o tratamento vai depender do tamanho do tumor. Pode incluir radioterapia, medicamentos ou outros tipos de terapias.

Além da prevenção, o ideal é você buscar sempre uma boa qualidade de vida, evitando alimentos muito gordurosos, sem falar na prática rotineira de atividades físicas.

Além da influência genética, o excesso de peso, sedentarismo e uma dieta distante de frutas e verduras são fatores de risco ao longo da vida podendo causar a doença.

Portanto, se você, homem com mais de 45 anos ainda não fez o seu exame preventivo neste ano, está esperando o que para visitar seu médico e fazer o PSA? Afinal, nada melhor do que caminhar com a saúde em dia!

Este artigo sobre o novembro azul foi importante para você? Que tal compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e disseminar a informação com seus amigos e familiares? Participe com a gente!