• Descubra como valorizar o tempo

    O que você faria se ganhasse R$ 525.600,00 para gastar em apenas um ano? Quando falamos em dinheiro, inúmeras possiblidades vêm à mente, não é verdade? E o que faria com 525.600 minutos?  Quais são os momentos que escolheria vivenciar nesses minutos que representam os 365 dias do ano?

    Ao falar em dinheiro tudo fica mais claro, colorido, belo, enfim, a felicidade ganha forma e parece real. Quanto vale o seu tempo? O tempo pode ser o bem mais valioso que um ser humano possui, desde que aproveitado com qualidade.

    Tempo e dinheiro

    Afinal, a vida é o resultado de como você ocupa os minutos, horas, dias, semanas e meses. Trata-se de uma semeadura, com colheita certa, seja boa ou ruim. Diante da temática do Cine Selles nesse semestre, que aborda a longevidade, que tal refletirmos um pouco mais sobre esse tempo? Venha conosco e não deixe esta leitura para mais tarde!

    Quanto tempo cada ser humano tem?

    Quanto tempo cada ser humano tem?

     

    Trata-se de uma pergunta muitas vezes sem uma resposta assertiva.

    Voltando à comparação com o dinheiro sabemos que ambos, dinheiro e tempo, são limitados, finitos. Mas, ao contrário da grana, o tempo é gratuito e não conta com débitos como as contas, empréstimos e outras pendências.

    No entanto, assim como alguém que administra mal as finanças, as consequências do mau uso do tempo são drásticas e podem fazer muita gente entrar em desespero em determinado momento da vida.

    Você pode até matar o tempo e jamais será punido em um cárcere privado por isso. Existem prisões que só o tempo reserva, como a pobreza espiritual, o vício, as preocupações excessivas sem motivos aparentes, depressões, estresse, enfim, uma lista extensa.

    Matando o tempo

    O tempo não volta. Ele é como uma nuvem que passa ou um rio que desemboca no mar. Quem usa mal pode pagar um preço alto, com consequências que necessitarão de mais tempo para colocar a casa em ordem, ou seja, a lei universal da causa e efeito é uma realidade que não foge à regra para todos nós, independentemente da condição financeira, social ou cultural.

    Não procrastine, não deixe a ginástica para segunda-feira, a dieta para as férias, planeje o fim de semana no lugar da viajem para quando se aposentar, diga eu te amo hoje às pessoas que são importantes em sua vida. Conseguimos crescer se aprendermos a moldar nossas vidas dentro dos limites do tempo, fato que influencia diretamente no controle sobre nós mesmos.

    Dessa maneira, estabeleça metas para sua vida e esforce-se diariamente para alcançar cada objetivo traçado, seja a curto, médio ou longo prazo. Perceba o seu tempo e faça com que ele seja único e maravilhoso.

    E você, já teve a sensação de que o tempo está sendo perdido? Talvez não esteja sendo perdido e sim, vivido. Quem já leu Memórias da Emília de Monteiro Lobato vai perceber…

    […] a vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso.

    Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia.

    Pisca e mama;

    Pisca e anda;

    Pisca e estuda;

    Pisca e ama;

    Pisca e cria os filhos;

    Pisca e geme os reumatismos;

    Por fim pisca pela última vez e morre.

    – E depois que morre? – Perguntou o Visconde.

    – Depois que morre, vira hipótese […]

    (Monteiro Lobato, Memórias da Emília, 1935)

    Meta em tempo

     

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply