• Vestibular: pais e filhos lidando com a pressão

    Nesta época do ano é comum nos depararmos com jovens preocupados com seu futuro, escolhendo profissões e dando o máximo de si para passar no vestibular da tão sonhada faculdade que deseja cursar. Toda esta responsabilidade de decidir o que fará para o resto da vida é uma pressão grande para aqueles que só estão começando sua jornada.

    Porém, desde muito cedo a pergunta que mais ouvimos é: “O que você quer ser quando crescer?”. Por isso, devemos salientar a importância do papel da família neste momento.

    É muito habitual encontrar relatos de pessoas que se frustraram profissionalmente porque abandonaram seus sonhos para seguir a carreira escolhida pelos pais ou para dar continuidade aos negócios da família. E para evitar este tipo de frustração os pais precisam aprender a lidar com suas expectativas pessoais, entendendo que esta é uma escolha que cabe somente ao vestibulando. Apesar de saber que os pais são os mais preocupados em buscar o melhor para os filhos, nesta hora, a melhor forma de ajuda-los é apoiando-os.

    As consequências da pressão familiar

    icone-educacional-aluno-cansado-em-uma-biblioteca_1150-16620

    A pressão não deixa de ser um processo natural em nosso desenvolvimento, afinal filhos carregam muitos desejos dos pais e da sociedade. Aqui falamos de que pressão? Seria aquela pressão em exigir que o filho execute o que os pais acreditam ser o certo, sem perceber as habilidades ou desejos do filho. Importante lembrar que essa pressão é diferente da cobrança e supervisão daquilo que está sendo feito. Cabe aos pais supervisionarem e orientarem, inclusive exigir um bom desempenho nos estudos e oferecer ajuda ao observar dificuldades.

    Mas quando existe apenas a pressão, maiores são as consequências para os filhos. Há jovens que desenvolvem vícios ou adoecem neste período. Esta é uma manifestação do inconsciente, que tenta proteger a pessoa de uma possível rejeição por parte dos pais.

    Por ser uma fase de grande vulnerabilidade, muitos jovens cedem à pressão dos adultos, escolhendo para si os sonhos profissionais deles e, no futuro, enfrentam problemas profissionais ou emocionais. Não é papel dos filhos realizar os sonhos dos pais que ficaram para trás ou consertar situações.

    A importância do diálogo

    mae e filha vestibular

    O diálogo e o respeito são fundamentais para resolver qualquer questão. Pais e filhos devem conversar abertamente sobre carreira, sonhos e futuro. Fica como dever para os pais entender que os filhos têm liberdade para tomar suas decisões e precisam de apoio pois ainda não conhecem todas as suas habilidades. Quanto aos vestibulandos, a pesquisa é essencial para conhecer melhor a área pretendida e obter argumentos para conversar sobre seus desejos.

    Cada um tem seu tempo

    Para alguns, o processo é mais fácil. Mas está tudo bem se isso não acontecer aos 17 ou 18 anos. É preciso refletir sobre seus interesses, habilidades, motivações, expectativas, desejos e objetivos. Identificar nossos aspectos pessoais é o principal critério para uma escolha profissional consciente. Deve-se buscar responder o porquê e para que seguir determinada carreira.

    o-campus-dos-jovens-estudantes-ajuda-o-amigo-a-recuperar-o-atraso-e-a-aprender_1421-56

    Na hora da prova

    A pressão nessa fase da vida é inevitável, mas há formas saudáveis de lidar com ela. Tente não deixar a ansiedade e nervosismo tirar a concentração das questões da prova. Relaxar na véspera é fundamental, não esqueça de uma alimentação saudável e muita hidratação. Diminua o ritmo dos estudos nos dias que antecedem o exame. Preocupe-se apenas com o que pode controlar, assim, não importa quantas pessoas também farão a prova ou quantas vagas estão disponíveis, não é hora de gastar esforços com isso. E claro, não se esqueça do planejamento! Esteja atento a todas as recomendações e orientações para o vestibular que irá prestar. Chegue com antecedência e não esqueça os documentos necessários.

    Vai dar tudo certo!!!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply