• Ser psicólogo é saber ouvir mais do que falar

    A psicologia é a ciência que estuda o indivíduo, seu comportamento e suas vivências. É um campo amplo e que requer bastante dedicação. De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, este profissional deve ser respeitoso, responsável, honesto, sincero, prudente, competente, além de garantir a solidez da fundamentação objetiva e científica de suas intervenções.

    Ser psicólogo é ter a mente aberta, livre de preconceitos, estereótipos, crenças e ideias pré-concebidas. O diferente, novo ou desconhecido faz parte de sua rotina. O psicólogo precisa passar confiança em suas orientações, sendo conciso e claro, para que o outro se sinta acolhido.

    psicologo-740x500

    Conhecer a si mesmo

    É indispensável o trabalho de introspecção. Analisar e entender a si mesmo antes de tentar compreender o outro indivíduo é fundamental em qualquer área de ação do psicólogo. Para lidar com outro indivíduo, seja na área clínica, educacional, ou empresarial, é necessário conhecer suas próprias emoções e comportamentos. Como já disse Jung: “Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração”.

    psicologia_

    Saber ouvir

    A psicologia permite compreendermos o homem contemporâneo e, apesar dos desafios, respeitarmos as diferenças e evoluirmos como seres humanos.

    Ouvir, compreender e auxiliar o outro a suavizar as próprias dores e dilemas. O poder de nos fazer olhar para dentro e despertar. Um psicólogo pode não ter todas as respostas aos nossos problemas, dores e angústias, mas é ele quem vai lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para você.

    “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (C G Jung)

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply