• Janeiro Branco – Precisamos falar sobre Saúde Mental

    Desde 2014 a Campanha Janeiro Branco vem buscando construir uma cultura de Saúde Mental na população com conteúdo e reflexões sobre o tema, ainda pouco discutido. A disseminação de informação é importante para ajudar a desmistificar as doenças emocionais e psíquicas.

    De acordo com o site do projeto, o objetivo é tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos. Dessa forma, é feito um convite para que todos cuidem de si e da saúde do próximo, contribuindo para um mundo com mais sentidos, mais harmonia e mais culturas saudáveis para as mentes, os corpos e as relações sociais.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que 2020 será um ano emblemático para a saúde mental e que o mundo está prestes a ingressar em um período fatídico, pois a depressão se tornou, oficialmente, a doença mais incapacitante do mercado de trabalho.

    Outros exemplos de enfermidades ligadas à saúde mental são ansiedade, mal-estar psicológico ou estresse continuado, atraso mental, compulsões e perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.

    Janeiro-Branco-saude mental

    Dados da saúde mental no Brasil

     

    Foi constatado em pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceria com o Ministério da Saúde que a maior parte dos casos de licença para tratamento de saúde no país estão relacionados a um diagnóstico psiquiátrico. Entre as 10 principais causas de afastamento do trabalho, cinco estão ligadas a transtornos mentais, sendo a depressão a causa número um.

    Segundo a OMS, a ansiedade atinge mais de 260 milhões de pessoas e o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Cerca de 9,3% da população tem esse transtorno. Além disso, novos estudos demonstram que 86% dos brasileiros sofrem com alguma doença mental.

    saude-mental-1

    Hábitos simples que podem melhorar sua saúde mental

     

    Muitas vezes devido a correria do dia a dia, deixamos de lado alguns hábitos simples que podem fazer diferença no nosso bem-estar e na saúde.

    O que são hábitos simples?

     

    Alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e uma boa noite de sono.

    Além desses hábitos, a meditação e o yoga, são duas práticas milenares que podem dar suporte ao tratamento de doenças, além de uma conexão consigo mesmo, permitindo uma pausa para viver e observar o momento presente.

    Você já parou para pensar que a ausência – ou esquecimento – desses hábitos mais simples fizeram surgir inúmeros tratamentos e/ou terapias com objetivos de relaxamento, controle da mente ou alívio de sintomas em geral?

    As terapias, que envolvem técnicas de mindfullness (atenção plena), relaxamento, massagens, acupuntura, entre outras são grandes aliados ao tratamento dos sintomas de estresse, ansiedade, depressão e ajudam a recuperar os hábitos simples que falamos anteriormente, pois sabemos que ao controlar a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e da alimentação adquirimos melhor qualidade de vida.

    Vamos acrescentar mais um item aos hábitos simples? Organização!

    Você sabia que a falta de organização também é um fator que contribui para o cansaço, estresse e nervosismo? Ambientes bagunçados, desorganizados sem limpeza, causam perda de tempo, atraso e falta de produtividade. Essa confusão certamente atrapalha o estado emocional e físico de quem vive nela. Livrar-se de excessos é uma excelente dica para quem busca mais harmonia e bem-estar em seu dia a dia.

    Seja em janeiro ou em qualquer outro mês do ano, volte seu olhar para a importância de falarmos sobre Saúde Mental. Afinal, quem cuida da mente e do ambiente, cuida da vida!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply