Estamos em uma época de grandes contradições. Enquanto cresce o acesso à informação, com novas tecnologias e conhecimento cada vez mais democrático, regras básicas de comportamento deixam de ser valorizadas. Os diferentes ainda são excluídos, as escolhas políticas geram inimizades, o sentimento de raiva floresce na população, enfim, muito se fala em qualidade de vida, mas pouco se pratica.
Certamente, você já está cansado de saber e ouvir falar o que deve ser feito para viver melhor, não é verdade? Atividades físicas, dormir bem, comer alimentos saudáveis, beber bastante líquido, fazer o que gosta, estar ao lado de pessoas bacanas, evitar os excessos, manter o contato com a natureza, ler….
Chegando ao fim de mais um ano, vamos refletir neste post um pouco sobre a qualidade de vida no sentido comportamental e espiritual. Como você tem se relacionado com quem está ao seu lado? Afinal, espiritualidade também pode ser entendida como a maneira que me relaciono com o outro. Quer vir nessa com a gente? Então não pare de ler!
Pratique qualidade de vida no dia a dia
Qualidade de vida é sinônimo de equilíbrio. Ele pode ser emocional, mental e físico. Atingir a plenitude é uma tarefa bem difícil. Afinal, somos imperfeitos e frequentemente o estresse ganha forças ao longo da rotina.
No entanto, é possível se corrigir. Uma boa dica é escrever um diário no fim do dia expressando os seus sentimentos, fatos e reações. Atenção! É preciso ser honesto consigo mesmo. Analise cada situação e reflita como você agiu. Foi assertivo? Exagerou na dose? Tem como consertar?
Ao analisar seu comportamento com mais sabedoria, contando com o auxílio do tempo, você poderá até fazer uma reparação caso perceba que estava errado no momento do fato. Saiba que é bem gratificante reconhecer o erro e consertá-lo. Aí entra o comprometimento para evitar que o padrão de comportamento ruim volte. É um exercício de melhora de si mesmo e trata-se de um excelente passo rumo à qualidade de vida.
Isso é qualidade de vida. Viver bem com quem faz parte do seu dia a dia.
Busque uma espiritualidade
A espiritualidade está sendo tão necessária nos dias de hoje que até mesmo os cursos de medicina introduziram a disciplina na formação dos médicos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, nos Estados Unidos, revelou que 80% dos norte-americanos diziam que a frase “eu recebo bastante conforto e apoio de minhas crenças religiosas” era verdadeira, sendo que, a partir dos 65 anos, o fato já atingia 87% dos entrevistados, ou seja, a espiritualidade tem um aspecto fundamental na motivação das pessoas para continuarem animadas com a vida.
Assim, vale a pena você se apegar a determinada crença, mesmo que não seja especificamente uma religião. As opções são bem amplas. O importante é investir na espiritualidade. Um fumante que para de fumar já está praticando a sua espiritualidade assim como um alcoólico que abandona o copo ou uma pessoa invejosa que começa a fazer o movimento contrário.
Qualidade de vida é movimento, mudança, atitude. Está disposto a viver melhor? Então não fique parado! Vá atrás dos seus sonhos e socialize, compartilhe. Aprenda mais, faça algo que nunca experimentou na vida, brinque com uma criança, veja o sol nascer e se pôr, tome um banho de cachoeira. Simplesmente viva! E faça do seu tempo o melhor momento do mundo!
Ficou com vontade de pular com as crianças em cima da cama? Calma, o estrado pode não agüentar. Mas compartilhe este post em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade para mais pessoas!
Comentar →