• Crianças e adolescentes de hoje: produções a mil e pouca interação social

    Cozinheiros de mãos cheias, confeiteiros de deixar muita gente boquiaberta, inventores de brinquedos, empreendedores, youtubers de sucesso. O tempo em que as crianças e adolescentes se restringiam aos Legos, bonecos de super-heróis ou brincadeiras nas ruas acabaram?

    Crianças brincando de esconde esconde.

    Crianças brincando de esconde esconde.

    Atualmente, as gerações Z (quem nasceu a partir de 2000) e Alpha (nascidos a partir de 2010) necessitam de constante criação, principalmente em razão do domínio da tecnologia, além de dominarem as artes e o mundo musical. Falam diversos idiomas, criam redes de contatos e determinam novos estilos.

    Os pais precisam abrir os olhos para uma questão fundamental: criança precisa ser criança. Portanto, nada melhor do que estimular também atividades lúdicas, brincadeiras em grupo, contatos com a natureza, alimentação saudável, prática esportiva, além da afetividade e proximidade com os familiares.

    Neste mês das crianças, vamos mostrar neste post algumas dicas que podem ajudar aos pais valorizarem a espontaneidade dos filhos, protegendo a etapa de ser criança. Venha conosco e aprenda mais!

    Valorize o tempo livre

    Apesar de terem uma maior capacidade para resolverem problemas, a atual geração de crianças e adolescentes esbarram na falta de socialização. Isso porque a constante necessidade de se manterem atualizados e produzindo faz com que se afastem do contato direto com os mesmos grupos. A maior parte do contato acontece no mundo virtual.

    Diante disso, o contato precoce deve ser substituído por atividades que valorizem o tempo livre, principalmente das crianças. Ou seja, é preciso encontrar um meio termo entre tecnologia e experimentação.

    Crianças sendo crianças.

    Crianças sendo crianças.

    No entanto, muitos pais podem se questionar: como valorizar e encontrar atividades que contribuam com o desenvolvimento do convívio social? Uma boa dica é buscar o lazer em família, como uma caminhada no parque, uma volta de bicicleta, encontro com primos, colônias de férias ou fins de semana, participação em competições esportivas, enfim, basta oferecer o espaço e estar próximo que a criança se encarrega de ser criança.

    Ao valorizar o tempo livre e brincar com as crianças, valorizamos o mundo da imaginação e fantasia.

    Conheça a diferença entre as gerações Alpha e Z

    As crianças que nasceram após 2010 são conhecidas como a geração Alpha. O termo foi criado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle. Quem são elas? Elas são mais estimuladas dos que as anteriores (Z), com opções amplas de livros, desenhos, novos brinquedos e novas tecnologias. Entraram na escola mais cedo e foram as primeiras a vivenciar um sistema escolar híbrido, mesclando atividades online e off-line.

    Com um relacionamento menos hierárquico, as crianças do século 21 são totalmente aprofundadas por conta da tecnologia, criadoras de conteúdo, produtos e serviços.

    Já a geração Z são os adolescentes que estão hoje com 17 anos, nascidos em um contexto mais globalizado, conectados e também mestres no uso da tecnologia. As palavras chaves são inovação e velocidade, e claro: redes sociais, causando muitos conflitos com os pais em razão do choque de distintas realidades.

    criancas

    Os pais da geração Z têm menos familiaridade com os termos tecnológicos em comparação com os pais da geração Alpha. Nossa dica é o diálogo e a constante comunicação para que os conflitos sejam solucionados de uma maneira sadia.

    Enfim, distante destas classificações complicadas, o certo é que as crianças sempre estarão sob a educação de seus pais e aprendendo seus conceitos.

    Quando na adolescência, estes conceitos serão colocados em xeque, pois a vivência no mundo, em constante transformação, faz com que o adolescente experimente novas possibilidades distinta de seus pais. Obvio que o conflito aparece, e sempre aparecerá até o fim dos tempos! Mas cabe aos pais amortecer essas rusgas, suportar as críticas e ajudar o adolescente a encontrar seu lugar neste mundo que ele está inserido.

    Independente de qual seja a idade dos seus filhos, a Clínica Selles deseja um excelente convívio e uma vida cheia de realizações e muito sucesso! E feliz mês das crianças!!!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply