• Como planejar sua vida em 2018?

    Você já teve a sensação de que a sua vida estava totalmente fora do trilho? Sentiu na pele um conflito interno de que as expectativas não saíram do lugar e e as metas não foram atingidas?

    Pois saiba que tudo isto pode ser explicado pela falta de planejamento. Como estamos começando mais um ano, nada melhor do que começar a sua jornada de organização para que 2018 seja diferente. Como? É o que mostraremos neste post por meio de seis dicas que certamente farão a diferença em sua vida. Venha conosco e viva melhor!

    1. Faça uma autorreflexão

    autorreflexao

    A primeira dica é você parar para refletir sobre os últimos 12 meses de sua vida. Se preferir, escreva em um caderno as principais conquistas, pontos que precisam ser melhorados e metas para 2018.

    Analise todos os aspectos da sua vida, financeiro, familiar, lazer. O seu tempo foi devidamente aproveitado? O que faltou para conquistar o que almejava? Você se arriscou em novos projetos? Enfim, faça uma varredura em seu cérebro.

    2. Escreva metas em um local de fácil acesso

    escrever-metas

    Pode ser em seu armário, em uma planilha no celular ou simplesmente em uma agenda de uso contínuo. O importante é você sempre se deparar no dia a dia com as principais metas do ano.

    Quer começar um trabalho voluntário? Vai fazer aquela viagem de fim de ano? Almeja um novo emprego? Quer começar uma atividade física? Não importa o desejo. É preciso colocá-lo em prática por meio de pequenas atitudes.

    Por exemplo, se você pretende dar um upgrade na carreira, é preciso iniciar um curso, fazer novos contatos, enviar currículo e até mesmo se inscrever em sites especializados. Tudo necessita de um processo construído através de pequenas atitudes no cotidiano.

    A dica é fazer sempre algo no seu dia com vista ao seu projeto de vida. Não deixe para amanhã, pois hoje é o primeiro dia da sua nova vida. Lembra da Dóris, em Procurando Nemo? Se a situação é difícil, continue a nadar, continue a nadar…

    3. Economize dinheiro

    economizar-dinheiro

    Nenhum sonho se transforma em realidade sem os devidos esforços. Com disciplina e um planejamento orçamentário de acordo com a sua realidade financeira, tudo é possível. Tenha os pés no chão.

    Afinal, não adianta você planejar uma viagem para a Europa se o seu salário é compatível apenas para um fim de semana no Litoral Norte. Quanto maior sua consciência de realidade, melhores serão suas vivências.

    A orientação é sempre economizar ou abrir mão de pequenos prazeres, caso seja possível, tendo em mente seus projetos, como a aquisição de um bem material, o início de um curso, uma academia, um novo idioma, enfim, tudo necessita investimentos e escolhas. Portanto, nada de extravagâncias. E saiba: quanto maior a dificuldade para conquistar algo, melhor será a recompensa quando ele se tornar realidade.

    4. Elabore um inventário diário

    Thumbs up and down showing disagreement

    A melhoria da qualidade de vida e hábitos necessitam de constantes avaliações. Um diário sobre pontos positivos e negativos relacionados ao seu dia é um excelente exercício de autoconhecimento.

    Pode soar como brincadeira de adolescente, mas não é. Por meio das análises baseadas em seu comportamento, você poderá se transformar em uma pessoa melhor, mais solidária, com mais compaixão e menos intolerante.

    Tudo depende da plena honestidade quanto aos seus atos. Avalie o que deve ser repetido e aspectos que precisam ser evitados. Certamente, você colherá bons frutos ao longo do ano.

    5. Pratique atividades físicas

    Pratique atividades físicas

    A saúde mental necessita de um corpo saudável. Nada melhor do que inserir em sua rotina a prática de uma atividade física compatível com o seu estilo de vida. Procure o auxílio de um educador físico e aproveite o novo ano para se surpreender com novas atividades.

    6. Evite os excessos

    Evite os excessos

    Seja na alimentação, nas compras, viagens, passeios com a família, enfim, os excessos podem levar muita gente à fadiga e à falência.

    Prive pela parcimônia em todas as áreas da vida, reservando espaço também para momentos de espiritualidade. De uma maneira geral, respeite o seu corpo, a sua alma e também os limites de cada um.

    Busque um contato frequente com a natureza e seja menos crítico consigo mesmo. A vida é para ser vivida. De uma maneira leve e harmônica. Faça parte do todo e vá em frente, sempre!

    E aí, gostou do nosso post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da Clínica Selles!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply