Aposto que você já ouviu alguém dizer: “ah, se eu pudesse voltar no tempo”. Pois saiba que esta frase é muito comum entre pessoas que não conseguiram realizar todos os sonhos, que erraram na escolha da profissão ou que vivem com a cabeça no passado em razão do presente não ser tão satisfatório.
Como os adolescentes estão em uma fase de aproveitar bem o tempo disponível, nada melhor do que fazer as escolhas certas rumo ao sucesso profissional e pessoal, já mirando no futuro. Afinal, é hora de tomar decisões, como vestibular, relacionamentos, em que cidade morar, entre outras. Quer saber como escolher bem? Então continue lendo este post!
Busque ajuda da família
Os pais, avós, tios, irmãos mais velhos e outros familiares podem ajudar com informações sobre diferentes profissões, inclusive dando orientações sobre as perspectivas do mercado de trabalho, de acordo com suas vivências.
Além disso, o apoio familiar é fundamental no momento de transição, principalmente quando o jovem passa no vestibular de uma cidade distante.
Há muitas variáveis que podem influenciar positiva ou negativamente na escolha profissional desse adolescente. Desde a escolha da carreira ao tipo de curso selecionado, o importante é sempre estar próximo e apoiar as decisões com sabedoria, pois a experiência de cada familiar conta muito nessa etapa.
Invista no autoconhecimento
Mesmo sendo uma fase de transição, a adolescência também é um momento de novos aprendizados, inclusive de si mesmo. Vale a pena buscar um auxílio terapêutico com foco na escolha da profissão.
Por meio das orientações de um profissional, certamente o adolescente e seus familiares ficarão mais seguros e tranquilos diante de alguma indecisão ou dúvida na hora da importante decisão.
Faça um teste vocacional
Existem inúmeras opções de carreiras desde as mais tradicionais, como medicina, direito, engenharia, até as mais modernas e inovadoras em áreas tecnológicas. Se o grande número de opções chega a ser assustador para um adulto experiente, imagine para um adolescente em processo de amadurecimento.
Os testes vocacionais são um complemento que podem ajudar na escolha da carreira. Nele, o adolescente vai saber quais são as áreas de maior interesse, de acordo com suas habilidades.
Assim, a experiência é importante, pois ela também apresenta características da personalidade, auxiliando no autoconhecimento.
Visite feiras de profissões
As feiras de profissões promovidas pelas universidades são excelentes oportunidades para os adolescentes perceberem como é o dia a dia de muitas profissões.
Dessa maneira, a definição de qual carreira seguir melhora consideravelmente, pois a prática é sempre bem diferente da teoria. Portanto, visite esses eventos e participe das oficinas, workshops, palestras, enfim, envolva-se, inclusive tirando suas dúvidas.
Com isso, você vai diminuindo as opções e chegando cada vez mais perto da profissão que irá preencher os seus dias com muita motivação.
Liste os prós e contras
Todas as profissões terão prós e contras. Um turismólogo, por exemplo, vai viajar muito – o que pode ser bem atrativo – mas estará trabalhando enquanto a grande maioria das pessoas viaja quando está de férias. Um médico pode ter excelentes salários, mas com extensas horas de trabalho e um curso bem longo de seis anos, além da dedicação de 2 a 6 anos em uma especialização.
Portanto, para você não errar na escolha, liste os prós e contras das profissões que despertam seu interesse. Observe que lado fica mais completo e em qual delas passaria mais tempo sem perceber ou se importar com o cansaço. Trata-se de uma boa alternativa para diminuir as possibilidades até uma definição.
Diálogo é tudo!
Conversar com profissionais da área pretendida para entender a visão de quem vivencia o dia a dia da profissão pode ajudar a observar coisas que outras pesquisas não possibilitam. Pergunte sobre suas experiências, como se sente desempenhando a profissão, qual a sua avaliação sobre a faculdade que cursou, as dificuldades encontradas e também as considerações positivas.
Não tenha medo de conversar e trocar ideias sobre o assunto. Bons diálogos podem ser esclarecedores. Além disso, você pode também conversar com professores do curso desejado, e até mesmo solicitar ao coordenador assistir alguma aula na instituição.
E lembre-se: muitas vezes a primeira escolha pode não ser certeira. O importante é levantar a cabeça e seguir adiante. Afinal, quem se esforça e segue a vocação certamente vai encontrar um lugar ao sol!
Não sinta-se pressionado quanto a escolha da sua profissão. É uma decisão importante, porém deve ser tomada da forma mais saudável possível, afinal, é algo que deve lhe fazer bem e não o contrário.
Esta é uma fase de muito aprendizado e experiência, que quando vivida de maneira leve e agradável, irá somar muito com a consolidação de sua carreira profissional.
E você, gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais!
Comentar →