A música nasce com a criança. Seja no primeiro choro, nas cantigas de ninar ou nas brincadeiras com os pais e demais familiares, as notas se espalham pelo ar. Inconscientemente, já vão se formando as primeiras funções cognitivas que poderão ser desenvolvidas por meio de atividades de musicalidade infantil.
Sabendo-se que o processo de aprendizado necessita de habilidades mentais e emocionais para evoluir, a proximidade com os instrumentos e a linguagens musical aumentam a capacidade do cérebro da criança para a ação.
Assim, raciocínio, pensamento, memória, criatividade, além da expansividade do ser, crescem com o contato com a música, despertando na mente a familiarização com o mundo das letras e números.
Como verdadeira aliada dos educadores, a música deve sempre ter espaço na sala de aula. Afinal, o aprendizado fica bem mais alegre e dinâmico. Quer conhecer muitas vantagens nesta disciplina? Então continue lendo este post!
A influência das atividades de musicalidade infantil no aprendizado
Os movimentos corporais assim como tudo o que as crianças ouvem, veem e se espelham afetam diretamente na formação cognitiva, mental e sentimental. Ao participarem de aulas com instrumentos de seu interesse ou com atividades que acontecem por meio da música, os alunos aceleram o processo de alfabetização e raciocínio matemático.
Recentemente, uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, comprovou que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a música, melhores serão os avanços nas áreas preponderantes na formação do ser humano.
Por isso, os educadores precisam colocar a criatividade para funcionar, levando formas diferenciadas utilizando a música como instrumento para estimular o interesse dos alunos do ensino infantil. Quer saber mais benefícios? Siga com a gente!
Desenvolve a expressão corporal
Danças e canções formam um par perfeito. Brincadeiras então, nem se fale. Jogos lúdicos, dinâmicas em grupo e contação de estórias devem sempre ser acompanhados por músicas que se sintonizam no enredo.
Assim, as crianças vão se movimentar, desenvolvendo a elasticidade, o raciocínio lógico, o fortalecimento dos músculos e a rapidez nos pensamentos.
Como o corpo fala, elas poderão se expressar melhor, com mais elegância e criatividade na comunicação logo nos primeiros sete anos de vida.
Aumenta as possibilidades da linguagem
Falar é um processo natural, mas muitas vezes acaba sendo tardio para várias crianças. Com a influência da música nas atividades do ensino infantil, haverá uma evolução mais rápida na pronúncia correta das vogais e consoantes.
Além disso, a aproximação com letras e notas, fará com que haja importantes formas de ampliar o vocabulário, sem falar na influência positiva no entendimento das primeiras letras.
Promove a sensibilidade e integração social
Da mesma forma que a música tem o poder de sensibilizar os adultos, ela também contribue fazendo com que as crianças valorizem mais os laços afetivos.
Além de despertar a sensibilidade, as atividades de musicalidade aumentam o clima de integração entre os alunos, trazendo vivências sociais que combatem o exacerbado individualismo predominante na vida moderna.
Por isso, os pais devem sempre estimular os filhos a manter contato com atividades que envolvem a música. Afinal, o processo de formação de um ser humano envolve inúmeras metodologias e pessoas capacitadas e bem-intencionadas.
Atua na formação da memória
Especialistas afirmam que as funções cerebrais são potencializadas quando a música se mantém em cena no processo de aprendizado, sendo uma excelente parceira até mesmo na hora do recreio. Isso porque os sentimentos estão nitidamente ligados com a expansão da espessura do córtex cerebral.
Afinal, os treinamentos musicais conseguem fazer com que as crianças tenham mais controle sobre as emoções.
Cantando, por exemplo, as crianças desenvolvem a memória naturalmente, sendo também atraídas para um mundo de possibilidades proposto pelas notas e criatividade sonora.
Observando a grande importância das atividades de musicalidade infantil, mesmo que você não seja um músico e sua escola não conte com uma disciplina específica, saiba que há diversas maneiras de integrar sons e ações pedagógicas, como mostraremos a seguir:
Descubra como despertar o interesse das crianças pela música
Muitas crianças já nascem em berço de músicos. No entanto, a maioria não conta com este privilégio e precisa de estímulos.
Em sala de aula, você pode oferecer atividades rítmicas ao som de músicas ou até mesmo funções manuais com canções ao fundo.
Brincadeiras com dança são sempre bem-vindas assim como a sintonização entre o bater de palmas e pés. A coordenação motora e o autoconhecimento das crianças poderão ser estimulados por meio de músicas que citam as partes do corpo, seguindo com gestos.
Como a tecnologia também já vem enraizada nos pequeninos, softwares específicos e com contextos pedagógico e educacional podem ser bons aliados. Os jogos musicais e eletrônicos podem entrar em cena.
Estimular a formação de corais nas turmas, instigar a curiosidade dos pequeninos com questões naturais e envolventes, principalmente em uma boa interpretação das histórias contadas, melhora a inteligência e também a percepção das crianças.
Bandinhas rítmicas podem se enquadrar na atração da musicalidade pelos alunos do ensino infantil. Adivinhações, brincadeiras com água, jogos de silêncio e de mobilidade, atividades ao ar livre, plantio, jardinagem e culinária são excelentes parceiros na missão.
Podemos citar ainda os jogos coletivos, pintura de desenhos com sons ao fundo e ações lúdicas que promovam o espírito de coletividade, ajuda mútua, responsabilidade e respeito pelo outro.
A Clínica Selles acredita que a educação é a base de uma vida com melhor qualidade, por isso vale compartilhar e trocar ideias de qualquer tipo de atividade que estimule o interesse e desenvolvimento desde a mais tenra idade. Em tempo, o tema de debate no CineSelles neste semestre é Educação. Não percam! Evento gratuito e aberto à população. Acompanhe o calendário em nossa página no Facebook.
Comentar →