• O que você precisa saber sobre o Coronavírus

    O mundo inteiro está passando por um momento delicado e difícil com o surgimento do novo coronavírus. Reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a doença para se prevenir e também prezar pela saúde de todos que estão ao seu redor.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A nova doença foi descoberta em 31 de dezembro do ano passado, após casos registrados na China.

    “O coronavírus humano foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.”

    corona

    Quais os sintomas?

     

    O período de incubação do vírus, isto é, o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem, pode ser de 2 a 14 dias.

    Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

    – Febre

    – Tosse

    – Dificuldade para respirar

    Como pode ser transmitido?

     

    Ainda há muitos estudos sobre isso, porque o vírus é novo. Mas observa-se que a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está acontecendo. Ou seja, qualquer pessoa que tenha contato próximo com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

    Dessa forma, podemos destacar o contágio por:

    Gotículas de saliva que podem contaminar após

    – Espirro

    – Tosse

    – Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão

    – Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, olhos e nariz.

    – Vale lembrar que o Covid-19 pode ser transmitido mesmo que o vírus ainda esteja em incubação, ou seja, que a pessoa contaminada ainda não apresente os sintomas.

    Como prevenir?

     

    O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

    – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

    – Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

    – Evitar contato próximo com pessoas doentes.

    – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

    – Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

    - Ficar em casa doente ou não.

    O uso de máscara cirúrgica é indicado para pessoas já contaminadas ou com sintomas gripais. E o uso de álcool gel deve ser priorizado quando não há possibilidade de lavar as mãos com água e sabão, dessa forma, podemos economizar o material que está escasso nos mercados e farmácias.

    fique em casa coronavirus

    Qual o tratamento?

     

    Ainda não há tratamento específico para o novo coronavírus. O indicado é que o paciente faça repouso, se hidrate e tenhas os cuidados que teria no caso de uma gripe.

    O Ministério da Saúde orienta que pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram contato com alguém que acaba de voltar, devem fazer o isolamento voluntário por 14 dias em casa. O mesmo vale para qualquer pessoa que apresente quadros gripais e para aqueles que tem possibilidade de trabalhar em casa ou ficar em recesso pelo mesmo período.

    O G1 preparou um guia do isolamento domiciliar que vale a pena a leitura.

    Grupos de risco

     

    Idosos e doentes crônicos são os mais vulneráveis ao Covid-19 e por isso devem redobrar os cuidados. A recomendação é que só saiam de suas residências em caso de extrema necessidade e ainda assim, evitem o contato físico com outras pessoas do ambiente externo.

    Quando procurar o hospital?

     

    Devemos nos lembrar que o pronto atendimento de um hospital é destinado a casos de urgência e emergência. Dessa forma, se os seus sintomas são leves, como pouca tosse, febre baixa e nariz escorrendo, opte pelo isolamento e cuidado domiciliar e observe a evolução do quadro. Existem números e canais que pode recorrer. O SUS desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o Covid-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não procurar ajuda hospitalar. Está disponível para Android e iOS.

    Nem todo mundo que contrai o coronavírus precisa ir para o hospital, e nem todo mundo que apresenta sintomas tem o vírus. Com o avanço da doença, muitas medidas estão sendo tomadas para evitar a sobrecarga do sistema de saúde. O CORONABR é uma plataforma em que um enfermeiro virtual ajuda a identificar se você precisa ir a um posto de saúde ou não.

    Já em casos de falta de ar progressiva, tosse intensa, catarro com pus, febre alta com calafrios e pontas dos dedos e lábios arroxeados (sinais de infecção grave pelo coronavírus), vá imediatamente ao hospital.

    coronavirus teste

    Informações importantes!

     

    – Neste momento de crise, que o mundo todo vive o medo do coronavírus, milhares de notícias falsas circulam e ganham força através da internet. Por isso, redobre a atenção nos conteúdos consumidos e compartilhados para o seu bem-estar e do próximo. O G1 possui uma página muito bacana onde analisa os boatos e classifica como Fato ou Fake. O Ministério da Saúde também criou a página “Saúde sem fake news”.

    – Estamos vendo frequentemente vídeos de pessoas indo ao mercado e fazendo compras exageradas de mantimentos e álcool gel. É um momento de pensar no próximo, compre somente o necessário e evite o desabastecimento. Compre o que está habituado utilizar para que não tenho que retornar muitas vezes ao supermercado – quando precisar sair, é importante que saia apenas 1 pessoa da família.

    – Muitos estabelecimentos estão trabalhando com sistema de delivery para que você não precise sair da sua residência. Essa é uma ótima opção se você se esqueceu de comprar algo.

    – Home office não é férias. Diversas empresas estão liberando seus funcionários para trabalhar em casa. Mantenha sua rotina, continue sendo produtivo, você ainda está trabalhando. E agradeça por ter essa oportunidade.

    – Nos dias de hoje, podemos resolver muitas coisas pela internet, como assuntos bancários. Na hora de pagar as contas, utilize aplicativos para não precisar sair de casa.

    – Diversas instituições estão colaborando para o isolamento domiciliar, como a FGV que liberou mais de 50 cursos online gratuitos, a Globoplay que disponibilizou séries e filmes gratuitamente por 30 dias, a Universal Musica que realizará o festival à distância “Música em Casa” e muitas outras opções para lhe ajudar a passar o tempo em casa de forma mais tranquila e proveitosa.

    – Você pode acompanhar os números da doença no Brasil e no Mundo através do site do Ministério da Saúde.

    E por último, mas nunca menos importante, cuide-se, cuide do próximo, cuide de quem você ama. Este é um momento de respeitarmos a gravidade da situação e tomarmos atitudes que colaborem para que tudo se resolva o mais rápido possível. Podemos utilizar esse tempo para “escutar o silêncio”, ou seja, para desacelerar, se organizar e cuidar mais de nós mesmos e dos outros.

    Doente ou não, fique em casa, essa é a melhor maneira de combater essa pandemia.

     

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply