• Conheça os sintomas da esquizofrenia

    A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que geralmente tem início na adolescência ou começo da idade adulta. Segue como um dos maiores desafios terapêuticos da medicina. Suas causas são desconhecidas, mas o sintomas podem ser observados por meio do comportamento das pessoas.

    Sendo uma doença mental crônica, a esquizofrenia atinge uma média de 1% da população (uma em cada cem pessoas), e geralmente se manifesta nos homens entre final da adolescência e no início da fase adulta. Já nas mulheres, os primeiros sintomas aparecem por volta dos 25 aos 30 anos. Continue lendo este post e entenda melhor quais são os sintomas dessa doença.

    esquizofrenia 1

    Sintomas da esquizofrenia

    A esquizofrenia não significa “personalidade dividida”. A esquizofrenia não é provocada por uma má educação por partes dos nossos pais ou uma debilidade pessoal. Então o que é a Esquizofrenia? É um distúrbio do cérebro, como a epilepsia, ou esclerose múltipla.  Este distúrbio do cérebro interfere com a habilidade de pensar claramente, de conhecer o que é real, controlar emoções, tomar decisões e relacionar-se com outras pessoas.

    Quando falamos do conhecer o que é real, essas pessoas podem apresentar delírios – pensar coisas que não existem na realidade, e alucinações – perceber e sentir coisas que não estão acontecendo. É comum a pessoa achar que está sendo perseguida, observada ou que outras pessoas estejam planejando algo de ruim para ela. Vive suspeitando de algo e possui a percepção afetada, principalmente no campo da audição. Existem casos de pacientes que ouvem vozes. Outro ponto a ser observado é na fala. Geralmente, o esquizofrênico diz coisas desconexas, confusas e totalmente fora da realidade. Vive literalmente em um mundo particular e restrito de ideias e pensamentos.

    esquizofrenia 2

    A afetividade também é afetada drasticamente pela doença. Apatia e indiferença estão entre os sintomas, assim como o isolamento social. Descuido com a higiene pessoal, gesticulações exacerbadas, expressões faciais exageradas ou caretas são algumas posturas de quem sofre de esquizofrenia.

    Transgredir regras sociais, como gritar em público ou se despir na rua, são outros pontos a serem observados em relação aos sintomas da esquizofrenia. Desinteresse constante pela vida e maneirismos, atividades repetitivas, falta de concentração e problemas na memória que deixam o paciente muitas vezes distraído, também aparecem como sintomas desta doença.

     

    Causas da esquizofrenia

    Ainda não sabemos a causa da esquizofrenia, mas já sabemos que a doença tem características genéticas. Os números mostram isso: se existe um dos pais com esquizofrenia o risco do filho desenvolver a doença é 13%. Se os dois pais são esquizofrênicos, o risco salta para até 40%.

    Saindo da questão genética, devemos ter cuidado com as questões obstétricas, pois o risco de alterações no parto (hipóxia – falta de oxigênio), pode aumentar o risco de Esquizofrenia. Ainda na gestação é importante sempre evitar que a mulher grávida adquira algum quadro viral grave, pois também aumenta o risco de esquizofrenia. E o mais polêmico, mas uma realidade, é o uso de drogas, principalmente a maconha. Portanto, não usar maconha, principalmente na adolescência é um desafio para os pais em proteger o filho.

    esquizofrenia 4

    Superação da doença

    Mesmo com as alterações no funcionamento do cérebro, a esquizofrenia tem tratamento e pode ser estabilizada por meio de medicamentos e terapias. Para isso, é importante levar a pessoa que tem os sintomas da doença a uma consulta com um psiquiatra. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor para encontrar alternativas na busca de uma vida estável nos aspectos emocional e psíquico.

    Atualmente, é possível se consultar com especialistas por meio de agendamento de consultas, como as realizadas na Clínica Selles.

     

    Reintegração social

    É muito importante que a família participe do processo de tratamento. Caso um parente seja diagnosticado com esquizofrenia, a orientação é que todos busquem informação e compreensão da doença.

    esquizofrenia 3

    Por meio da conscientização, haverá um convívio mais sadio com o paciente, permitindo que ele tenha uma vida de qualidade, independência nas atividades rotineiras e dignidade para conviver em sociedade.

    Nunca se esqueça de consultar um especialista para que não haja interpretações errôneas sobre o comportamento de alguém que você ama. É uma forma de esclarecer dúvidas e encontrar respostas para situações que possam estar saindo do controle no relacionamento diário com quem possivelmente tenha esquizofrenia e ainda não sabe.

    Quer continuar aprendendo sobre sintomas e tratamentos de diversas doenças? Então não pare de acompanhar as novidades do nosso blog!

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply