• Saúde para todos é tema da campanha da OMS 2018

    Nos últimos tempos, parece que todos estão mais conscientes sobre a importância do investimento em saúde. Mesmo que na prática ainda faltem muitos avanços, a informação está bem mais acessível, ou seja, quem quer viver com qualidade pode ir em busca de produtos e atitudes que mudarão para melhor sua vida diária.

    Dentro desse debate, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o tema “saúde para todos” como reflexão para o dia internacional da saúde, comemorado no dia 7 de abril.
    Por que a data? Pelo fato de ser o dia em que o órgão foi fundado, em 1948.

    O conceito de saúde é bem amplo, definido pela OMS como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades”, veja em nosso post pontos que são cientificamente comprovados sobre o que influencia positivamente nossa qualidade de vida.

     

    Tenha uma alimentação saudável

    Quem ingere alimentos mais naturais, com vitaminas, sais minerais, proteína e antioxidantes obtém mais disposição física e mental e ainda vive com autoestima elevada. Além disso, várias doenças podem ser evitadas por meio da atitude e mudanças de hábitos, como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e distúrbios hormonais.

    Alimentos saudáveis

    Também podemos afirmar que a alimentação saudável previne o envelhecimento precoce, combatendo a depressão, ansiedade e insônia. Outro ponto é o fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que vivamos mais e de uma maneira melhor.

    Para isso, nada melhor do que você sempre colocar à mesa verduras, legumes, frutas e proteínas de baixa caloria. Já os vilões contam com um cartão-postal: as embalagens.

    Os industrializados em sua maioria são ricos em gorduras saturadas e sódio. Aprenda a consultar os rótulos. Quer uma medida simples e rápida para saber se as suas refeições estão adequadas? Observe se o prato está colorido e variado! No entanto, antes de iniciar qualquer dieta, a nossa dica é que você sempre busque o auxílio de um profissional, evitando muitos problemas.

    Médico

     

    Faça atividades físicas

    Existem muitas atividades físicas que não exigem altos investimentos. Apenas dedicação e motivação. Afinal, além de um tênis adequado, o que mais você precisa para caminhar?

    Quando o assunto é saúde para todos existe um convite claro de compromisso de cada um, além da proposta de discussão sobre os serviços oferecidos na rede pública e privada.

    Os cidadãos precisam ter horizontes e metas para melhorarem como seres humanos, valorizando a vida e suas peculiaridades.

    Muitas vezes, o próprio corpo sinaliza o que te eleva e as situações que o jogam para baixo. Faça o teste. Comece hoje a praticar atividades físicas e analise se o seu humor teve melhora, sua disposição e até mesmo a textura da sua pele.

     

    Mantenha contato com a natureza

    Saúde também é sinônimo de paz de espírito. Quanto mais contato houver com a natureza, melhores serão as respostas do seu organismo. Vale a pena também nutrir bons relacionamentos e ainda manter uma agenda social e espiritual.

    Vida Saudável

    Buscar o autoconhecimento é outro ponto muito importante, principalmente para seu próprio conhecimento, valorizando os aspectos positivos e aparando os negativos da sua personalidade, nunca é tarde para se transformar.

     

    Conheça os temas do dia mundial da saúde dos últimos 11 anos

    2007: “Investir em saúde para um futuro mais seguro”;

    2008: “Protegendo a saúde das mudanças climáticas”;

    2009: “Salvar vidas – Hospitais seguros em situações de emergência”;

    2010: “1.000 cidades – 1000 vidas” (o tema destaca o efeito da urbanização sobre a saúde);

    2011: “Resistência aos anti-microbianos” (o tema destaca os fatores que contribuem para o desenvolvimento dos micróbios);

    2012: “A boa saúde adiciona vida à idade” (o tema destaca a importância dos cuidados com a saúde para que seja possível ter uma vida produtiva na velhice);

    2013: “Hipertensão – Conheça seus números”;

    2014: “Pequenas picadas, grandes ameaças” (o tema destaca as doenças causadas por vetores, tais como a malária e a dengue);

    2015: “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”;

    2016: “Combater o diabetes”;

    2017: “Let’s Talk”, em português: “Vamos conversar” (o tema destacou a depressão).

     

    A Clínica Selles é uma clínica privada que apoia e participa desse movimento ‘Saúde para todos’, realizando eventos informativos e debates sobre saúde abertos à população. Conheça um pouco desse trabalho em nosso site.

    E você, o que pensa sobre saúde para todos? Deixe o seu comentário e participe do debate conosco!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply