Ao mesmo tempo em que as redes sociais ampliaram a liberdade de expressão, também abriram um verdadeiro campo de guerra entre pessoas teoricamente “amigáveis”.
Já presenciamos casos de familiares, amigos e até pais e filhos que se desentenderam em razão de diferenças de opiniões.
Muita gente chega ao extremo de cortar as relações com pessoas conhecidas e até sentem oscilações no estado de humor por conta de posts mais ácidos, principalmente quando o assunto é política.
Com a atual crise ética vivenciada no Brasil, sem falar no acirramento entre direita e esquerda, uma situação está bem evidente: o clima fica a cada dia mais pesado seja nas postagens ou comentários.
Além do acirramento das discussões, existe outro problema já identificado por estudos científicos: as informações positivas sobre a vida de uma pessoa podem gerar inveja e até depressão em quem acompanha os posts e não sente sua vida tão boa ou ativa.
Diante deste cenário, qual deveria ser o comportamento equilibrado, para não sugerir adequado, nas redes sociais? É o que abordaremos neste post!
Cuide do seu estado emocional
Como os estados emocionais podem ser transferidos positivamente ou negativamente a outras pessoas através das postagens nas redes sociais, o ideal é você sempre buscar o autoconhecimento.
Quanto maior consciência dos seus pontos fortes e fracos, certamente haverá uma reflexão mais madura em relação aos temas debatidos ou postagens que evidenciam glamourização ou momentos de “intensa” felicidade.
Afinal, existem inúmeras postagens sobre viagens ou fatos que já aconteceram na vida das pessoas e ainda são relembrados como se fossem reflexo do dia de hoje, ou seja, nem tudo que se vê é real. Sem falar nos aplicativos que embelezam rostos e eliminam qualquer tipo de ruga ou marca de expressão.
Portanto, coloque o pé no chão e não fique se comparando com os outros. Afinal, todos os seres humanos possuem limitações e cada um tem dificuldades em escalas maiores ou menores.
É preciso bom-senso para não deixar o estado emocional se abalar em razão das postagens alheias. Ou seja, valorize a sua vida e as suas escolhas.
Aproveite a vida como ela é e participe dos momentos reais
Um show musical tem início, meio e fim, assim como todos os eventos que marcam as nossas vidas. Busque curtir os momentos e não fique simplesmente fazendo de tudo para registrar o fato para depois ou, instantaneamente, mostrar nas redes sociais. Com certeza o momento é muito mais intenso do que o registro no aplicativo do celular!
É preciso deixar a espontaneidade agir além do mundo virtual. Existem cores, sons, cheiros e sensações que jamais serão substituídos pela tecnologia. Além disso, não fique abrindo a sua vida pessoal ao extremo, pois existem pessoas mal-intencionadas na rede.
É preciso se resguardar e até mesmo filtrar quem verá determinadas publicações como metodologia de segurança.
E lembre-se: a exposição constante pode ser prejudicial, sem falar nas influências negativas que as poucas curtidas em determinada postagem possam gerar no seu estado emocional.
Afinal, poucas pessoas conseguem centenas de milhares de seguidores. A dica é aceitar a sua realidade e viver plenamente dentro do seu campo de atuação, fazendo sempre o melhor para evoluir.
Quanto às diferenças ideológicas: Fique atento!
Sabendo-se que o clima político assim como o ânimo das pessoas está cada vez mais tenso, muitas vezes o bom senso pode ser uma boa alternativa para você não se aborrecer ou até mesmo ser excluído ou excluir “amigos”.
Reflita bem sobre o tema abordado, consulte sites seguros, leia opiniões diferentes e faça uma pesquisa antes de tecer um comentário. E, em muitos casos, o silêncio pode ser a melhor resposta.
Afinal, apesar da força das redes sociais, a grande mudança acontecerá por meio da educação e do voto consciente, ou seja, é preciso cautela e tranquilidade mental para vencer as águas turbulentas! Viva bem e seja você mesmo!
Gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude amigos e familiares a não se aborrecerem após se depararem com opiniões adversas! Incentive o debate inteligente e democrático!
Comentar →