O que é mais fácil e convidativo: assistir a uma série em frente à TV com um balde de pipoca ou calçar um tênis e correr 5 Km em um fim de tarde com o céu nublado e aquele friozinho típico de outono? Os motivos para cada ação são diferentes e cada pessoa tem uma escolha diferente.
A busca pela qualidade de vida exige disciplina, foco, determinação e muita força de vontade, portanto, não tem como desvinculá-la da motivação. Afinal, só é possível sair da cama, mudar os hábitos, os pensamentos e as atitudes se você assim o desejar. O desejo desperta para a ação e a ação pode melhorar sua qualidade de vida.
Nosso objetivo aqui é ajudar na busca de melhor qualidade de vida, ok?! Elaboramos este post para demonstrar a relação entre motivação e qualidade de vida. Quer saber como isto acontece? Então continue lendo!
A motivação na saúde mental
Se você está passando por alguma adversidade, doença ou problema psicológico é preciso aceitar a condição, reconhecer e buscar ajuda. Vamos lembrar que quanto mais rápido buscar soluções e tratamentos mais curto o tempo de recuperação.
Para isso, a motivação se faz necessária, pois várias ferramentas deverão ser utilizadas para vencer as dificuldades. Ferramentas na forma de terapia, auxílio de grupos de ajuda mútua, partilhas, medicamentos (quando necessário), leituras, enfim, a ação é a maior e melhor ferramenta de superação.
Quem se movimenta encurta os períodos de crise e consegue viver melhor, com mais qualidade. Portanto, não se prenda ao passado e nem fique sonhando com o futuro. A motivação deve ser uma premissa para hoje.
A motivação na saúde espiritual
Independentemente da sua religião, a espiritualidade está presente também na maneira como convivemos com os outros. Quem não se dispõe a mudar alguns padrões de comportamento negativos corre o risco de ficar paralisado, desmotivado e solitário.
Dessa maneira, muitas pessoas bacanas podem se afastar do seu círculo de relacionamentos. A ação ou motivação neste caso é se integrar e conviver com amigos e familiares.
Até mesmo a introspecção exige vários esforços. As orações são construídas por motivações sejam elas em tom de agradecimento ou preces. Seguir doutrinas e praticar a fé necessita movimento. Eis aí a motivação.
A motivação na saúde física
Praticar uma atividade física pode não ser o seu estilo, mas você sabe que está em toda orientação médica, pesquisas, revistas, banners – portanto deve ter uma razão importante, não é? Como ter motivação para iniciar? Ação! Olha ela ai novamente: Não pense, comece uma atividade física – lembrando que dependendo de sua idade e histórico de vida, deve consultar um profissional da saúde. Os resultados duradouros levam tempo para chegarem, por isso o movimento diário tem que ser constante.
A motivação é a mola propulsora das suas conquistas. Seja ela o desejo de perder peso ou superar os seus limites.
A motivação na saúde alimentar
Mudar hábitos alimentares exige muitos esforços, disciplina, foco e determinação. Afinal, não é nada fácil abrir mão daquela sobremesa após o almoço ou de uma bela massa antes de dormir.
Por que as pessoas se preocupam com a alimentação? A resposta está exatamente na motivação de cada um. Seja para perder peso, ou na busca de mais disposição, ou ainda para controlar uma hipertensão, no controle da diabete, enfim, existem inúmeros motivos. Qual é o seu?
Com base nesses exemplos descritos acima, podemos afirmar que a motivação está totalmente ligada com a qualidade de vida e à ação. Sem movimento não há resultados, não há transformações. Portanto, levante e vá atrás dos seus sonhos!
E aí, gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e familiares? Dissemine nossos conteúdos e ajude mais pessoas a viver cada vez melhor!
Comentar →