• Depressão e ansiedade invadem universidades brasileiras

    Irritabilidade, cansaço, indecisão quanto ao futuro, dificuldade para dormir, tristeza e preocupação excessiva são alguns sintomas que se destacam entre os jovens universitários brasileiros.

    O problema aumenta a cada ano e, as notícias revelam que atualmente, os alunos de medicina são as principais vítimas dos transtornos mentais: 41% dos futuros médicos já sofrem de depressão.

    Trata-se de uma situação bem delicada que vem preocupando as autoridades médicas. Afinal, muitos jovens estão trancando matrículas, deixando de lado os sonhos arquitetados com esforço e dedicação permanecendo desmotivados e apáticos.

    Uma das razões que a mídia ressalta para esse cenário seria a pressão por bons resultados nas provas, cobranças excessivas do mercado de trabalho, da família e até do próprio jovem que almeja um rápido sucesso profissional.

    Para refletirmos um pouco mais sobre o tema, elaboramos este post com algumas alternativas que podem auxiliar alguns jovens a pensarem diferente e mudar esta trajetória rumo à estabilidade e equilíbrio emocional.

     

    Como aliviar as cobranças excessivas no universo acadêmico  

    Cobranças excessivas na faculdade

    Que o mercado está cada vez mais exigente e com uma maior concorrência ninguém pode negar. Diante disso, muitos estudantes elevam o nível da cobrança interna e chegam até mesmo a cursar duas universidades ao mesmo tempo, conciliando os períodos e disciplinas.

    Dessa maneira, o nível de estresse aumenta consideravelmente, podendo ser a causa de inúmeros casos de depressão e transtorno de ansiedade. A dica é evitar, ao máximo, a ocupação do dia somente com tarefas do curso escolhido.

    Para isso, a otimização do tempo é essencial para quem quer valorizar a qualidade de vida, evitando possíveis problemas que possam limitar o crescimento pessoal e profissional.

    Busque fazer atividades físicas, trabalhos voluntários, participe de debates, grupos de teatro, enfim, ocupe o tempo com outras situações que deixem sua mente respirar levemente.

    Na hora de estudar, evite o consumo excessivo de café, respeite o seu tempo de o sono e siga uma alimentação adequada. Reserve um tempo para uma leitura leve e do seu interesse antes de dormir. Afinal, o cérebro precisa de válvulas de escape e descanso para uma melhor concentração.

     

    Invista na sua vida social   

    Vida Social

    Uma das características da atual geração de universitários é o isolamento social. Isso porque muitos jovens se apegam nas tecnologias e deixam para segundo plano um ponto fundamental na vida humana: a interação.

    Por isso, procure contar com um grupo de amigos para estudar, se divertir, partilhar sentimentos e até mesmo para jogar conversa fora. Afinal, ninguém fica totalmente bem quando está isolado em um mundo particular. É preciso se relacionar e interagir.

    As universidades possuem entidades que podem ser um excelente aliado de sua saúde mental: participe do Centro Acadêmico, atlética, passeatas, causas sociais, ambientais e culturais, enfim, envolvimento é a palavra-chave.

     

    Planeje o seu dia 

    Planejamento diário

    Jovens que investem em boas atitudes no dia a dia colhem bons resultados no futuro. Para isso, nada melhor do que realizar um devido planejamento do que deve ser feito nas 24 horas, semana, mês, semestre e ano.

    Estabeleça metas e corra atrás dos seus objetivos. Mas, sem cobranças excessivas, nem exageros. Lembre-se, sua motivação melhora a medida que respeita seus limites e investe no envolvimento pessoal e social.

    Saiba sempre que você está no caminho certo e confie em seus talentos. Investindo na educação e buscando conhecimento contínuo certamente a sua mente ficará mais tranquila quanto ao futuro. Como na música de Leila Pinheiro:

    “Viver é afinar o instrumento/De dentro prá fora/De fora prá dentro
    A toda hora, todo momento… Tudo é uma questão de manter/A mente quieta
    A espinha ereta/E o coração tranquilo “

    O mundo exige que estejamos atentos e sempre em movimento, isso é viver, mas quando a ansiedade ou tristeza forem excessivos causando prejuízos em algum aspecto da sua vida, saiba que é hora de procurar auxílio de profissionais das áreas de psiquiatria e psicologia. No mais, invista na sua qualidade de vida e valorize quem está sempre ao seu lado!

     

    E aí, gostou do nosso post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da Clínica Selles!

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply