• Conheça um mundo de avanços positivos

    Visões pessimistas sobre o mundo e o futuro da humanidade são comuns no noticiário, nos comentários em redes sociais, conversas informais e em várias partes da sociedade.
    No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, existem comprovações científicas que apontam para inúmeros avanços em diferentes setores.

    Conduzido pelo economista da Universidade de Oxford, Max Roser, o estudo demonstrou que o mundo está bem melhor se comparado ao passado no que diz respeito a pobreza extrema, educação básica, alfabetização, pessoas vivendo na democracia, vacinas e mortalidade infantil.

    Segundo ele, as tendências são construídas ao longo de décadas ou até mesmo séculos, mas cada indivíduo acaba muitas vezes fazendo análises negativas, principalmente frente a fatos momentâneos, como casos de violência, acidentes e crises econômicas.

    Vejam os avanços ao longo dos séculos

    Enquanto há dois séculos vivíamos os problemas sem nos dar conta da sua gravidade, atualmente a humanidade mostra que é possível resolvê-los. No caso da pobreza, em 1820, por exemplo, a maioria da população vivia em condições de miserabilidade, com menos de US$ 1,90 por dia. Apenas uma pequena elite gozava de altos padrões de vida. Em 2016, mais de 130 mil pessoas deixaram a extrema pobreza.

    pobreza

    A alfabetização também deve ser levada em consideração, tendo em vista que apenas uma em cada 10 pessoas com mais de 15 anos sabia ler e escrever no ano de 1820. Atualmente, a porcentagem atinge 85% no mundo. Quase a metade das crianças morriam antes de completar cinco anos há 200 anos. Hoje, o índice de mortalidade infantil diminuiu drasticamente.

    alfabetizacao

    No século 21, metade da humanidade vive em uma democracia, processo que levou muito tempo para ser consolidado por conta das alterações culturais. Vale ressaltar que a ditadura ainda mantém fortes laços em razão da China, onde vivem 1,3 bilhão de habitantes. A educação também é hoje mais acessível se comparada às gerações passadas.

    democracia

     

    Nem tudo são flores

    Apesar dos pontos positivos apontados no post, existem áreas em que houve retrocessos no mundo, como na questão ambiental. Atualmente existe uma menor biodiversidade e extinção de várias espécies, sem falar nas consequências do aquecimento global.

    A violência nos centros urbanos também aumentou, mesmo com a diminuição das guerras em comparação aos séculos passados. Como o contentamento nunca pode permear a sociedade, sempre é tempo para mudanças positivas.
    Entre elas, a forma de observar a realidade. Afinal, cada um pode construir um mundo mais belo e harmonioso, desde que se proponha a fazer diferente, com atitudes conscientes, menos consumistas e mais interligadas com a natureza.
    Dessa maneira, a qualidade de vida aumenta consideravelmente, fazendo com que vários males se mantenham distante.

    E aí, gostou do nosso post? Quer participar das atividades da Clínica Selles? Então fique sempre por dentro das novidades do nosso site e página no Facebook!

    Compartilhe pelo WhatsApp também  

    Comentar →

Comentar

Cancel reply