• Conheça o significado de alguns emojis e veja se a sua comunicação está correta

    emoji-grupos

    Você consegue interpretar o que está sendo comunicado com estes emojis? Com tantos desenhos disponibilizados nos celulares ou computadores, muita gente pode criar as próprias frases em que poucos conseguem decifrá-las.

    No entanto, as figurinhas criadas na década de 1990, no Japão, por fabricantes de celulares, possuem códigos e explicações bem sugestivas. E você, conhece realmente os significados dos emojis- todos com nomes oficiais? Será que a sua comunicação está sendo transmitida de maneira correta?

    Venha com a gente e aprenda um pouco mais sobre os principais desenhos utilizados nas redes sociais e troca de mensagens mundo afora.

     

    Os três macacos  

    emojis-macacos

    Inspirados em esculturas de um templo xintoísta japonês, os três macacos tapando os olhos, orelhas e boca ilustram o provérbio japonês: “não ver o mal, não ouvir o mal e não falar o mal”.

    Por isso, esses emojis são muito utilizados em momentos irônicos em que as pessoas compartilham situações em que ninguém queria ver, escutar ou ouvir. O macaco que tapa a boca também é usado quando alguém quer guardar um segredo. Sugestivo?

     

    Livro aberto 

    emoji-livro   

    No emojipedia, criado pelo pesquisador australiano Jeremy Burge, o símbolo do livro aberto de capa azul traz a seguinte mensagem em inglês:

    “Isto é para loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. O que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo”.

    Segundo o pesquisador, o texto é da campanha de publicidade da Apple “Think Different” (pense diferente), lançada no fim dos anos 90.

     

    O grito 

    emoji-grito

    Baseado no quadro do pintor norueguês Edvard Munch, o emoji do grito com as mãos na bochecha é muito utilizado para expressar horror ou espanto em variadas situações do cotidiano.

     

    Fezes

    emoji-coco

    Ao contrário do que muita gente pensa, o emoji que parece fezes é um desejo de boa sorte, segundo a cultura japonesa. Ele também é visto como um sorvete de chocolate. No entanto, por aqui, geralmente é usado para fazer piada com alguém.

     

    Chorando com uma lágrima

    emoji-baba

    Apesar de parecer uma pessoa com tristeza, este emoji significa cara de sono ou sleepy face. O ícone traz uma gota saindo – uma espécie de muco ou baba.

     

    Emojis e a gramática 

    Diante de tantos desenhos, você pode se questionar: os emojis já são um novo idioma? Mesmo com significados extensos em muitos casos, para se transformar em um idioma seria necessária a existência da gramática.

    Como o sistema gramatical necessita de um conjunto de regras, como o sentido de uma frase construído de forma coerente, dificilmente a linguagem inventada se transformaria em um novo idioma.

    No entanto, é uma marca da atualidade assim como foram os desenhos nas cavernas e hieróglifos nos princípios da humanidade. São formas de comunicação que contribuem com os relacionamentos humanos.

    No caso dos hieróglifos, foram fundamentais para a evolução da escrita e novas descobertas sobre o processo civilizatório ao redor do mundo.

    Já os emojis, como se perdem no mundo virtual, tem como principal função a diversão, fundamental para fazer o dia de hoje melhor do que o de ontem….

    Gostou do nosso post? Quer sempre ficar antenado nos eventos da Clínica Selles? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook!

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply