Assim como o ser humano, as profissões se modernizam. Com o avanço do mundo digital, a sociedade já está observando transformações incontestáveis na maneira de viver. Até mesmo a forma de educar está encontrando na tecnologia uma aliada indispensável.
Por isso, quem está na idade de escolher os rumos que vai tomar na vida não pode deixar de analisar as profissões do futuro. Aliás, do presente. Para você ficar sintonizado em algumas tendências, selecionamos neste post seis formas de trabalho que poderão ser a sua escolha de curso superior. Vamos a elas:
1. Desenvolvedores de softwares
Na atual realidade tecnológica, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) são muito valorizados pelo mercado. Além de atuar na criação de softwares para empresas, quem mergulhar nessa área terá um grande leque de opções.
Pode atuar com proteção de redes, programação de games, telecomunicações, entre infindáveis setores. No entanto, é preciso estar atualizado para se destacar, pois tanto a universidade quanto o dia a dia corporativo exigirão uma relação bem íntima com as áreas de exatas e humanas. Pois as habilidades técnicas sempre foram a base para a contratação, mas daqui pra frente habilidades de relacionamento e liderança são requisitos indispensáveis.
2. Coaching
Os treinadores de tudo o que você imaginar ‘invadiram’ o Brasil. Tem gente que ensina a arrumar mala, a cuidar dos pets ou até mesmo a ser uma boa dona de casa. O mercado é amplo. No entanto, o campo que mais atrai pessoas é o da inteligência emocional – a chamada neurolinguística.
Quem se especializar na área, fazendo cursos de gestão de pessoas e até mesmo MBA poderá encontrar um bom mercado. Com o auxílio da internet, a captação de seguidores fica ainda mais viável. Não é à toa que cursos do ramo vem atraindo milhares de pessoas ao redor do país.
3. Profissional de marketing digital
O boom da internet no Brasil está acontecendo agora. É a bola da vez para profissionais que atuam na rede, seja em produção de conteúdo, análise de métricas, e-commerce, SEO, enfim, as possibilidades são imensas.
É o novo mercado da comunicação, deixando para trás jornais impressos, revistas e emissoras de rádio. Agora, tudo começa e termina na web. Publicitários, relações públicas, jornalistas, influenciadores digitais, professores, médicos, dentistas, engenheiros, enfim, todos os profissionais precisam da internet para divulgar seus serviços, ou seja, quem atua com marketing digital tem um mundo aberto a sua frente.
Afinal, as pessoas estão conectadas grande parte do dia e não largam os celulares por nada, ou seja, é muito mais fácil você vender algo captando quem está na rede do que ficar pensando em campanhas em meios tradicionais e obsoletos.
4. Engenheiros ambientais, civis e hospitalares
O meio ambiente nunca esteve tanto em pauta como na segunda metade do século 21. A engenharia continua sendo uma boa profissão, apesar das recentes crises no meio da construção civil.
Apesar do abalo dos últimos anos, tudo indica que haverá uma retomada do crescimento do Brasil e, com ela, pessoas construirão casas, realizarão sonho de um apartamento próprio, abrindo espaço para obras.
O engenheiro hospitalar também está em alta em razão da utilização da tecnologia nos tratamentos médicos. Atualmente, os equipamentos modernos fazem parte do dia a dia, principalmente nas cirurgias, necessitando de consultorias técnicas e desenvolvedores.
5. Profissionais de saúde mental
O cuidado com a mente jamais será substituído por máquinas. Terapeutas, psiquiatras, psicólogos e afins continuarão sendo necessários para a qualidade de vida da população. Sem falar que a expectativa de vida aumenta a cada década, ampliando a necessidade de cuidados especiais com idosos.
6. Gestor financeiro
Como manter as contas no azul é a premissa de todas as empresas, o gestor tem um papel preponderante na busca pela excelência. Com o nível de competitividade cada vez mais acirrado, as tomadas de decisões necessitam de análises bem criteriosas e baseadas em dados corretos. Eis a importância do gestor financeiro.
Escolha a profissão que você ame
No entanto, independentemente de qual seja a sua escolha, a melhor dica é sempre buscar uma profissão que esteja ligada com o seu jeito de ser. Não faça escolhas para agradar outras pessoas, procure agradar a si mesmo para oferecer o melhor aos outros.
Estamos aqui para viver bem, o melhor mesmo é encontrar a sua missão e fazer muito bem feito o que colocou como seu projeto de vida. Portanto, ouça a voz do coração!
E aí, gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e leve informação de qualidade para seus amigos e familiares!
Comentar →