As primeiras notícias do ano não foram nada animadoras no Brasil. Com os índices de violência cada vez mais acentuados e uma guerra deflagrada dentro e fora dos presídios, a pergunta que muita gente anda fazendo é: para onde estamos indo?
Além da violência, a população tem enfrentado diferentes crises: Altos índices de suicídio, chacinas em famílias, uso compulsivo de medicamentos e outras drogas, álcool em excesso, desavenças entre casais, violência no trânsito, enfim, o estado de “anormalidade” ou instabilidade é gritante entre nós!
Janeiro, início de ano, tende a ser o mês das reflexões, uma campanha intitulada “Janeiro Branco” quer exatamente convidar a população a colocar a saúde mental em pauta, inclusive criando um calendário oficial para ser seguido em todas as cidades. Em sua quarta edição, o movimento é uma ação desenvolvida por psicólogos de Uberlândia/MG, com o objetivo de disseminar as informações não só sobre saúde mental, mas também ações relacionadas à promoção de qualidade de vida e felicidade.
A campanha
Visitando hospitais, praças, escolas, pontos de ônibus, empresas, filas de bancos, sem falar em entrevistas nos meios de comunicação, os participantes da campanha Janeiro Branco já realizaram centenas de palestras com o objetivo de promover saúde mental na vida das pessoas.
Afinal, a depressão e a ansiedade estão se transformando em verdadeiras epidemias na população mundial, ou seja, quanto mais ações preventivas houver, melhor.
De uma maneira geral, a campanha traz algumas vertentes, como a escolha do mês de janeiro por se tratar de um marco temporal estratégico que faz um convite natural à reflexão, além de aproveitar o início do ano para fazer com que as pessoas reflitam sobre seus estilos de vida, seus relacionamentos e sobre o que estão fazendo para serem realmente felizes. Lembra a música de Clarice Falcão? “O que você faz para ser feliz?” Você feliz o que é que faz? Você faz o que te faz feliz? O que te faz feliz você que faz!
A campanha quer ainda chamar a atenção para que as pessoas pensem sobre o que precisam mudar para encontrarem a felicidade. Trata-se de um ano novo, é possível fazer com que muitas atitudes também se modifiquem. Afinal, há 11 meses pela frente!
Por meio das palestras e entrevistas, sem falar na disseminação pela Internet, os idealizadores da campanha e voluntários estão mostrando que a vida é feita de ciclos, ou seja, é possível fechar os que não nos fazem bem para iniciarmos uma nova jornada.
Cuidando da mente, certamente serão beneficiados, trazendo mais harmonia, bem-estar, paz, mais sorrisos e, claro, felicidade. Afinal, quem cuida da mente, cuida da vida, como diz o slogan da campanha “Janeiro Branco”.
Calendário oficial
Psicólogos brasileiros estão reivindicando que o “Janeiro Branco” seja oficializado no calendário nacional para que o tema da saúde mental ganhe força e desperte mais conscientização entre os cidadãos.
Como o movimento vem crescendo a cada ano, a ideia é fazer com que profissionais e estudantes ajudem na disseminação do conhecimento em busca do auxílio que muita gente precisa. Assim, mais informação, mais conhecimento e maior apoio para que as pessoas saibam lidar com as inquietudes do dia a dia.
A Clínica Selles apoia esse movimento. Afinal, também acreditamos que existem muitas alternativas para combater os males que afligem a humanidade, a maioria está dentro dessa pessoa que é VOCÊ! Apoie você também esta ideia!
Comentar →