• Conheça os filmes que serão exibidos no Cine Selles ao longo do segundo semestre

    O Cine Selles vai abordar o tema “Tolerância”. Discutiremos este assunto até o fim do semestre, com quatro filmes que estarão sendo exibidos em toda última quinta-feira de cada mês, começando no próximo dia 31 de agosto, a partir das 18h. Estes filmes funcionam como ilustração para a discussão desse interessante tema.

    Após a exibição do filme, ocorre um debate, que traz reflexões em torno de cada trama. Afinal, o cinema é uma complexa expressão da arte que ajuda a rever a nossa condição neste mundo, refletir, e até mesmo dirigir nossos caminhos. Além disso, o cinema desvenda traumas, projeta uma luz no nosso mundo interno, aclara questões de vida, conflitos e até mesmo problemas que carregamos no dia a dia. Enfim, abre horizontes para o autoconhecimento.

    Com entrada gratuita, o Cine Selles é uma iniciativa que vem conquistando diversos espectadores nos últimos meses, principalmente em razão das escolhas criteriosas das obras, sempre com temas pertinentes e que tocam na sensibilidade humana.

    Continue lendo este post e conheça os filmes que estarão em cartaz até novembro na Clínica Selles!

     

    1.Os inocentes (Agnus Dei)      

    Os-inocentes

    Cena do filme Os inocentes

    Trata-se do filme que abrirá o Cine Selles deste segundo semestre, questionando até onde podemos chegar com nossa tolerância. Em latim Agnus Dei significa “Cordeiro de Deus”.

    A obra, baseada em fatos reais, descreve a história de freiras que são violentadas por soldados russos, na ocupação da Polônia na Segunda Guerra Mundial. O filme mostra uma esquecida faceta humana nas Guerras: o respeito ao outro.

    Mas, até que ponto as pessoas devem ser tolerantes, principalmente quando o assunto é o estupro? Vazio, impotência, sensação de injustiça. Eis algumas revelações que nortearão as cenas e certamente o debate em cima deste filme francês e polonês lançado em 2016, com direção de Anne Fontaine.

     

    2. Billy Elliot 

    Cena do filme Billy Elliot

    Cena do filme Billy Elliot

    Um drama com cara de comédia lançado em 2000 pelo diretor Stephen Dalry. Conta a história de um menino de 11 anos que reside em uma pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento são as minas de carvão.

    Apesar do pai fazer de tudo para que Billy treine boxe, o que fascina o garoto é o balé, ou seja, a obra faz um convite à reflexão sobre a tolerância de gênero.

    Mesmo passados 17 anos, o filme continua atual e certamente abrirá um debate polêmico e plugado em várias situações que atingem milhares de famílias mundo afora.

     

    3. O Calvário

    Cena do filme O calvário

    Cena do filme O calvário

    Eleito o melhor filme irlandês de 2014, “O Calvário” revela a angústia que atinge um padre após uma confissão de um fiel, que promete matar o autor de abusos sofridos em sua infância.

    Aborda a tolerância sem medida e objetivo. O que fará o padre diante da situação? Um convite para você não perder esta sessão do Cine Selles.

     

    4. Meu nome é Khan

    Cena do filme Meu nome é Khan

    Cena do filme Meu nome é Khan

    É um filme indiano que leva o espectador a pensar sobre os limites da tolerância de raças e ideologias.

    Após se mudar da Índia para os Estados Unidos, um jovem muçulmano começa a sofrer preconceito após os atentados de 11 de setembro, apesar de viver tranquilamente com uma norte-americana.

    A obra ainda mostra detalhes sobre a Síndrome de Asperger, atualmente entendida como Autismo leve, em razão do ator principal ser portador da doença.

     

    Como você observou neste post, o Cine Selles deste semestre está com assuntos enriquecedores, alinhados com a temática da tolerância.

    Não deixe de reservar espaço em sua agenda: os filmes são exibidos na última quinta-feira de cada mês. Portanto, dias 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro, seguindo a ordem acima.

    Curta a nossa página no Facebook e fique sempre bem informado dos nossos eventos!

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply