• Conheça os filmes do Cine Selles do 1º semestre de 2019

    Adolescência é o tema escolhido pelo grupo Cine Selles para o primeiro semestre de 2019. Este é um período da vida em que nos deparamos com diversas transformações que muitas vezes acabam deixando a cabeça confusa, sem saber qual rumo tomar.

    Pensando nisso, a programação do Cine Selles 2019 será inteiramente voltada aos adolescentes, abordando questões de identidade e amadurecimento, formas de se relacionar com o mundo, paixões, transgressões e conflitos comuns da adolescência e juventude.

    Como de costume, os filmes serão exibidos toda última quinta-feira do mês, às 18h, e logo após a sessão acontece um debate aberto a todos os presentes para discutir as ideias principais. A entrada é gratuita e a exibição acontece na Clínica Selles, em Guaratinguetá.

    Antes que o Mundo Acabe – 28 de março

    antes-que-o-mundo-acabe-cine-selles

    Nossa primeira sessão, a ser exibida no dia 28 de março, traz o filme “Antes que o mundo acabe”, uma obra do cinema nacional, que traz um pouco do universo adolescente – escola, amigos, segredos, novas descobertas. Em meio a brigas, dúvidas e conflitos de uma adolescência do século XXI, nosso protagonista, se depara com mais um problema: o pai, que nunca havia dado sinal de vida, resolve lhe mandar uma carta e então surgem novas mudanças e conflitos. Quer saber como nosso protagonista e amigos adolescentes reagem e resolvem problemas?  Já coloca a data na sua agenda para não perder a nossa primeira sessão!

    Juno – 25 de abril

    juno-cine-selles

    Para o mês de abril programamos a exibição de “Juno”, no dia 25. O filme conta a história da personagem que dá nome à obra, uma adolescente de 16 anos que engravida de um amigo na primeira noite que passam juntos como casal. A princípio, Juno decide realizar um aborto, mas muda de ideia ao chegar à clínica. Ela então começa a pesquisar casais que possam adotar seu bebê assim que ele nascer, precisando do apoio do pai e da madrasta.

    Já podemos dizer que o tema a ser discutido será sexualidade e gravidez na adolescência. O filme apresenta diferentes abordagens e crenças tanto do ponto de vista adolescente, como o olhar dos adultos. Juno terá que enfrentar diversos problemas relacionados a tabus e preconceitos com uma gestação precoce.

    Esta é uma história que com certeza você ficará curioso para saber o desfecho!

    O Mau Exemplo de Cameron Post – 30 de maio

    the-miseducation-of-cameron-post-cine-selles

    No dia 30 de maio teremos o filme lançado em 2018 “O Mau Exemplo de Cameron Post”. Um filme sobre uma adolescente flagrada pelo namorado no baile de formatura beijando a melhor amiga. A obra chama atenção pela sua temática de intolerância sexual e o embate entre a religião e as escolhas individuais ainda na adolescência.

    Cameron vai para uma instituição religiosa designada a curar jovens que sentem atração pelo mesmo sexo, de acordo com os princípios cristãos.

    No centro de recuperação, a adolescente se depara com outros personagens com histórias diferentes. Cameron vai passar vários obstáculos nesta trajetória. A história se passa nos anos 90, exatamente quando a Organização Mundial da Saúde excluiu da lista de doenças o termo homossexualismo. Mas sabemos que ainda gera polêmica, portanto trata-se de um tema bastante atual mesmo após quase 30 anos.

    Parece uma boa história, não é mesmo? Esperamos sua opinião

    Os Educadores – 27 de junho

    os-educadores-cine-selles

    “The Edukators” vem para encerrar o semestre sobre a temática adolescente no Cine Selles. O filme de 2004 será exibido em 27 de junho, às 18h. Os principais personagens, Jan e Peter são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo, como rebeldes contemporâneos e anarquistas expressam sua indignação invadindo mansões, trocando móveis e objetos de lugar e espalhando mensagens de protesto.

    Ser rebelde, hoje em dia, ficou muito difícil. O diretor e roteirista alemão Hans Weingartner, comenta: quem quer ser um idealista no capitalismo selvagem em que vivemos? E acrescenta que a geração dos shoppings perdeu seu poder de protesto. Os protagonistas que se denominam educadores vão chamar a atenção para as questões sociais e ainda revelar o que aconteceu com os rebeldes inconformados dos anos 1970.

    Este filme promete um excelente roteiro sobre rebeldia, mas muito mais sobre a visão de mundo através dos olhos da juventude.

    E aí, você já participou do Cine Selles? Reserve as datas dos próximos filmes, compartilhe este post em suas redes sociais e convide amigos e familiares!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply