Longevidade foi o tema escolhido pelo grupo Cine Selles para 2018. A proposta é falar sobre diferentes aspectos da velhice e do envelhecimento.
O aumento da expectativa de vida acarretou um crescimento considerável no número de pessoas idosas no mundo. Logo, precisamos falar sobre o tema envelhecimento. Qual a imagem do idoso? O que pensam dos mais velhos no trabalho? Que lugar ocupa na família?
O primeiro filme mostrou Robert De Niro interpretando um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não é tudo aquilo de bom que as pessoas falam. No filme, ele aproveita uma oportunidade de voltar à ativa quando uma empresa de moda abre vagas para estagiários sênior.
E se vivêssemos todos juntos?
Nesta quinta-feira, dia 26 de abril, a partir das 18h o Cine Selles apresenta o segundo filme do semestre: “E se vivêssemos todos juntos?”, na própria clínica, na Chácara Selles, em Guaratinguetá, com entrada gratuita.
Na obra, para alguns, um drama e para outros, uma comédia, cinco amigos de mais de quatro décadas decidem morar juntos quando a velhice começa a mostrar sua cara e, principalmente, no momento em que o asilo se apresenta como a solução por conta das doenças do corpo e da mente. A saída que encontram é formar uma espécie de “república” após os 70 anos de idade. Assim, a obra traz inúmeras reflexões além da velhice, como o luto, a sexualidade, a solidão, a solidariedade e a amizade.
Quer saber mais? Então não deixe de comparecer! Ah, aguce o seu desejo vendo o trailer do filme!
Hanami – Cerejeiras em flor
Em maio o Cine Selles escolheu um filme alemão, mas a história acontece em grande parte no Japão. O filme “Cerejeiras em flor” será exibido no dia 24 de maio, também a partir das 18h, com entrada gratuita.
Você teria coragem de realizar o desejo de sua esposa após ela morrer inesperadamente? Pois é o que fará o marido de Trudi, que sempre fora fascinada pela cultura japonesa e sonhava conhecer o país durante o Festival das Cerejeiras. Rudi, o marido, fica extremamente arrependido por não ter proporcionado o momento tão esperado pela mulher. Em luto, Rudi decide visitar o Japão, onde vive seu filho mais velho – que nunca havia sido visitado pelos pais, embora Trudi sempre demonstrasse o desejo. A viagem é repleta de recordações da presença da esposa. Passeando entre a fantástica paisagem das cerejeiras floridas se desenrolam várias histórias.
Portanto, vale a pena participar deste momento único proporcionado pela Clínica Selles. Finitude é um dos principais aspectos abordados na trama vivenciada por uma família alemã. O filme também questiona o elo familiar através de discursos inflamados de moralismo. Bem, é melhor deixar as demais análises surgirem no debate após a exibição do filme. Participe, o tema e o filme valem a pena!
A grande beleza
Encerrando a temática da longevidade, o filme “A grande beleza” será exibido no dia 28 de junho, com o tradicional debate após a exibição da obra. Com direção de Paolo Sorrentino, o filme italiano e francês conta a história de um escritor que faz uma reflexão de sua vida após os 65 anos de idade. O protagonista é um autor de sucesso, vendeu exemplares suficientes para sustentar uma vida de luxo em Roma, sempre assediado e com uma vida noturna agitadíssima. No entanto, ele jamais voltou a produzir como antes, quando mais jovem. Sua vida ficou vazia e extremamente anti-reflexiva. E é exatamente a lembrança de um amor da juventude que o leva a criar forças para mudar.
Quer saber o que vai acontecer? Então marque em sua agenda: dia 28 de junho, a partir das 18h, na Clínica Selles!
E aí, você já participou do Cine Selles? Reserve as datas dos próximos filmes e compartilhe este post em suas redes sociais e convide amigos e familiares!
Comentar →