• Como o cinema pode auxiliar no tratamento psicológico

    Além do entretenimento, os filmes são excelentes meios terapêuticos que auxiliam no tratamento psicológico. Isso porque, em muitas obras cinematográficas, a arte imita a vida, fazendo com que o espectador se identifique com os personagens ou a história.

    Dessa maneira, estados emocionais são modificados e despertados, sem falar no aspecto reflexivo, contribuindo para uma autoanálise e até mesmo na conquista de força para vencer uma limitação.

    De romances a dramas, passando por biografias e histórias baseadas em fatos reais, o cinema faz com que as pessoas entendam diferentes formas de uma mesma questão, percebendo outras verdades e até mesmo o quanto a verdade é dinâmica.

    Trata-se de um convite para a descarga emocional: pode provocar raiva, lágrimas, risos, enfim, os sentidos são amplamente tocados por meio das cenas e efeitos audiovisuais.

    E você, já experimentou participar de um cinematerapia? Leia este post e venha participar com a gente do Cine Selles, que acontece na última quinta-feira de todos os meses.

    O próximo será no dia 29 de junho, com a exibição do filme “Minhas tardes com Margueritte”, discutindo o tema motivação, previamente definido para este semestre.

    Minhas tardes com Margueritte

    Cena do filme “Minhas tardes com Margueritte”

     

    A importância dos filmes na psicoterapia

    Um dos pontos relevantes dos filmes é a chamada catarse cinematográfica, ou seja, a purificação por meio de uma descarga emocional. Afinal, as cenas atingem diretamente os sentimentos, indo bem além da consciência.

    Assim, as obras conseguem trabalhar de forma objetiva situações que remetem a vários traços de patologias e comportamentos, abrindo um saudável debate com diferentes pontos de vista.

    Obras que retratam histórias de vida de personagens que conseguiram superar suas limitações podem modificar o estado emocional de quem esteja passando por um momento difícil.

    A identificação com personagens e histórias auxiliam no conhecimento de si mesmo, e muitas vezes, servem como catalisador para a busca de ajuda.

    cinematerapia

    Além disso, os filmes estimulam a reflexão e também o aprendizado, fazendo com que a mente se abra para novas percepções. Insights acontecem e até mesmo alternativas na busca por uma vida melhor podem ser apresentadas.

    Com isso, a trilha para vencer adversidades fica menos penosa, ou seja, é uma boa maneira de auxílio numa psicoterapia. E o melhor, agradável e lúdico.

    Portanto, explore sempre os filmes que estejam em sua lista de preferência e não deixe de discutir com amigos, familiares e profissionais.

    Lembrando: a Clínica Selles oferece esta oportunidade gratuitamente todos os meses. Aproveite esta experiência! Conheça alguns filmes e discussões do Cine Selles em nosso site.

     

    Comentar →

Comentar

Cancel reply