• Você sabe lidar com seus medos?

    O medo é uma condição inerente ao ser humano, mas a cada ano que passa fica mais presente em nossas vidas. Afinal, quem fica bem com a crescente violência, atentados terroristas e desastres naturais?

    Este sentimento é um companheiro nosso desde os primeiros suspiros. Seja um pesadelo, o pai autoritário, o amigo valentão da escola, a professora brava, o ladrão, a morte, as doenças, o envelhecimento, a altura, o elevador, o volante, a poluição, os animais peçonhentos, enfim, a lista é muito extensa. Afinal, quem não sente medo?

    No entanto, é preciso desenvolver maneiras de lidar com este sentimento. Afinal, o medo pode paralisar ações e ao mesmo tempo proteger muita gente de situações adversas. Portanto, é preciso equilibrar o lado bom e o ruim. E você, sabe lidar com seus medos? Venha com a gente e veja algumas dicas que podem ser úteis em sua vida! Sem medo!

    bikee

    Desafie o desconhecido

    Ninguém nasceu sabendo, mas após a vivência da coragem para enfrentar o medo do primeiro dia de aula, do aprendizado das primeiras palavras, do andar, do pedalar, entre tantas outras coisas, eis aí você lendo, andando, pedalando sob o luar ou simplesmente refletindo sobre a vida.

    A primeira dica é desafiar o desconhecido. Com ou sem medo, siga em frente. Afinal, muitas vezes o sentimento do medo nem chega a se concretizar. No entanto, pode paralisar muitas conquistas. Sofrer por coisas que nem chegaram a acontecer é uma realidade em sua vida? Pois pode ser um reflexo do medo.

    Por isso, investir um segundo de coragem em suas ações pode modificar muitas situações. Um instante de tempo em que tudo se modifica. Aja. Vá em frente, mesmo que o medo teime em não sair do seu pé. Isso porque o arrependimento pelo o que não foi feito pode ser muito maior em comparação ao que foi realizado. Assim que começamos agir, vagarosamente o medo vai perdendo força. Portanto, a palavra mágica é ação.

    Tenha foco

    A atenção perante os fatos da vida é essencial para afugentar o medo paralisante. Quem é senhor de si mesmo mantém distante este sentimento em níveis que podem gerar fobias ou até mesmo graves doenças por conta do excesso de preocupação. O autocontrole é uma boa forma de enfrentamento e pode ser um excelente aliado no combate ao medo.

    Uma boa técnica é organizar os pensamentos seja mentalmente ou através da escrita. Isso ajuda na preparação para algum momento de ansiedade e possível medo. Afinal, questionar possíveis medos irracionais contribui para afastá-los de sua realidade. O foco deve ser mantido no hoje.

    Outra dica é manter a respiração sob controle, pois ela pode ajudar no alívio da ansiedade gerada pelo medo.

    Paraglider_tandem_on_winch_launch_-_Poland

    Enfrente os seus medos

    Pode parecer insano, mas o enfrentamento é uma boa maneira de excluir determinado medo de sua vida. Tem medo de pular de paraquedas? Que tal o desafio para o próximo fim de semana? Calma, pois na verdade a exposição precisa ser gradual, ou seja, comece pelo stand-up paddle, por exemplo. Ou até mesmo o paraglider no voo duplo, o que acha?

    A orientação é exatamente esta. Vá com calma, mas vá! Primeiro, Lembre-se do que você já conquistou e construa novos desafios, vivendo um dia de cada vez. Segundo, lembre-se que o medo também te protege, ele só não deve ser limitador. Certamente, os medos que te fazem sofrer podem ser vencidos gradualmente e com muita eficácia!

    Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este post em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!

    Comentar →

Comentar

Cancel reply