O tratamento da criança e do adolescente é realizado através das palavras (psicoterapia), intervenções lúdicas (com desenhos, brinquedos e jogos), intervenções no ambiente social (família e escola) e medicação quando necessário – somente o psiquiatra é o profissional que está habilitado para administrar o uso de medicamentos.
O psiquiatra e o psicólogo podem trabalhar em conjunto, para melhor atender as necessidades da criança ou do adolescente e o trabalho integrado com outros profissionais como: o pediatra, o neurologista, o fonoaudiólogo, o professor, beneficiam o tratamento.
Hoje entendemos que a maioria dos transtornos emocionais começa e cresce na infância e adolescência, mas somente na fase adulta são detectados e tratados. Esse fato se deve a ilusão que crianças e adolescentes não sofrem de dor psíquica, como se elas estivessem imunes as experiências do mundo e seus conflitos.
É exatamente na infância e adolescência que devemos proporcionar ao indivíduo ferramentas para solucionar os problemas que o levarão para a vida adulta.
Principais problemas:
– Problemas de aprendizagem.
– Atrasos no controle de esfíncteres.
– Alterações do sono.
– Comportamentos difíceis, como criança hiperativa.
– Conflitos da sexualidade no adolescente.
– Problemas com a alimentação – anorexia e bulimia.
– Dificuldades na escolha profissional.
– Adolescente difícil e irritável.
– Adolescente com isolamento social.
– Transtornos de Ansiedade.
– Transtornos por uso de drogas e álcool