Depressão: veja os sinais deste mal que cresce a cada ano

O céu está azul. Os pássaros celebram o início de mais um dia. Existe um aroma de flor no ar.  Mas, de repente, alguém passa pela rua e não nota nada. Pelo contrário! Tudo está cinzento. Não há graça alguma e um vazio inexplicável ocupa todo seu ser.

Nada de motivação, profundo desinteresse pela vida. Eis que ela se apresenta: a depressão. Um sentimento de esgotamento total. Apenas uma tristeza? Que nada! A doença vai muito além, como mostraremos neste post. Venha conosco!

Anulação do indivíduo

Quando instalada e já em estágios mais avançados, a depressão leva a pessoa a um estado de isolamento a ponto de ficar aprisionada dentro de si mesma, ou seja, sem força alguma para atividades cotidianas, como se arrumar, trabalhar, estudar, conversar ou comer.

Trata-se de uma paralisia do ser. Dessa forma, a depressão se diferencia, e muito, da tristeza ocasional que abate as pessoas. Afinal, ter altos e baixos é comum por meio da variação de estados de humor. Já no caso da depressão, as crises podem durar dias, semanas e até meses, sem interrupções.

A culpa é um dos sentimentos presentes na depressão, se julgam incapazes, com sentimentos negativos e muitas vezes podem ocorrer pensamentos suicidas. Tais situações revelam a necessidade de tratamento especializado, compreensão e suporte da família e amigos.

A depressão pode se manifestar de diversas maneiras, com níveis diferenciados de gravidade, conhecida como unipolar ou bipolar. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e  tratamento, mais rápido será o retorno a sua rotina.

Como-identificar-a-Depressao

Como identificar a depressão?

No entanto, você pode se questionar: como saber se tenho depressão? Existem vários sintomas que revelam a existência do transtorno, como excesso ou perda de sono, dificuldades de concentração, sentimentos de desamparo e desesperança, muitas ideias negativas, perda do apetite ou descontrole na alimentação, mau humor, pensamentos de que não vale a pena viver, entre outros.

Agora, em relação as causas, há inúmeras, de genéticas a comportamentais. Podemos citar a solidão, o abuso de álcool e outras drogas, problemas de relacionamentos conjugais, traumas na infância, perdas financeiras, estresse, desemprego e também o histórico familiar.

A dica é sempre buscar informações sobre a depressão. Hoje existem muitos recursos e profissionais capacitados para lidar com o problema. Por se tratar de uma condição bem pessoal, cada indivíduo percorrerá trilhas diferenciadas nessa luta diária. Nunca deixe de buscar ajuda, ela é fundamental para vencer a doença que a cada dia atinge mais pessoas, sendo considerada hoje uma verdadeira epidemia mundial.

Afinal, projeções da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que até 2030 a depressão será a principal doença do planeta, superando os casos de câncer. Hoje, mais de 120 milhões de pessoas são depressivas e o Brasil lidera o ranking entre os países em desenvolvimento, com 18% da população tendo sintomas da enfermidade.

A Depressão é um transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Para combater a depressão precisamos conhecê-la, falar sobre ela. Precisamos aprender diferenciar a doença de sentimentos de tristeza.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) para o Dia mundial da Saúde de 2017 (7 de Abril), lançou a campanha  “Vamos conversar?” O convite é para que organizações de saúde se mobilizem e falem sobre seus sintomas, divulguem a existência de formas de prevenção e tratamento reduzindo o estigma associado a ela. Dessa forma, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

A Clínica Selles vai participar dessa campanha promovendo um encontro aberto à população no dia 8 de abril. Você quer conversar sobre Depressão? Vários profissionais de diferentes áreas estarão presentes para esclarecer dúvidas, falar de tratamentos e de prevenção. Acompanhe nosso site e fique por dentro!